sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Solteiros de filhos

A emoção do momento é conseguir fazer o máximo dos nossos tempos livres. Estamos "solteiros de filhos", recambiados que foram para casa dos avós para umas férias antecipadas, sem os pais. É o segundo ano. Desta vez por três semanas (TRÊS!!!!). E desta vez está a ser diferente. O ano passado foi a primeira vez que nos separamos deles por mais de uma noite. Estávamos ansiosos, pela separação, porque não seríamos nós a estar de olho neles, porque íamos ficar sem os abracinhos, beijinhos, sem poder olhar para eles... Eram 8 anos sem nos separarmos de filhos. Eram 8 anos de escapadas fugídias, de jantares a correr, de concertos escolhidos a dedo. Cinema contava-se pelos dedos das mãos. Mas lá foram - 2 semanas! Parecíamos dois adolescentes que os pais deixaram ir de férias sozinhos pela primeira vez. Chegámos a fazer duas ou três coisas diferentes numa noite. 10 noites não chegaram para tudo o que gostaríamos de ter feito. E foi muito bom estarmos os dois sozinhos de novo, reencontrarmos as nossas conversas longas, sem preocupações, sem "organizações da próxima tarefa caseira", só focados um no outro.
Eles adoraram estar por "conta deles". Descobriram umas férias novas e diferentes. Os avós puderam tê-los só para eles dias a fio. Puderam gozar a companhia da prima e da Tia para além de um dia passado juntos de tempos em tempos. Correu lindamente. Foi giro vê-los este ano a sondar os avós e nós para ver se ir-se-ia repetir também este ano as férias por lá. Ficaram contentíssimos por saber que este ano teria que ser por três semanas (longe de fazer a associação que tal se devia a infelizmente a avó R não poder este ano ficar com eles uma semana). E cedo começaram a contagem decrescente para as "férias nos avós".
Passou-se a primeira semana e eles estão a adorar. Tem sido uma canseira entre piscina, praia, parque infantil e de skates, brincadeiras de primos, e nos intervalos disso descansam esparamados diante de qualquer ecrã.  

E nós já não andamos tão histéricos a correr para gozar cada minuto. A fome de "solteirices" não é a mesma. Temos balanceado a coisa entre entretenimento e tratar e fechar alguns assuntos. E tem sido assim:
Não há cá fazer comida. Tem sido:"O que é que nos apetece? Onde é que podemos comer isso?" E lá vamos nós!
Fomos a correr ver quando percebemos que ainda não tinha saído de cartaz. Ainda não tinha saído nos cinemas e queríamos ir ver. Temos uma lista de outros que queremos riscar. Ter só visto um na primeira semana não foi uma boa média!
E à última da hora ligar a uns amigos nossos que também estão "pais solteiros" e irmos juntos comer disto que adoramos. É sempre a garantia de um momento muito bem passado.
Fechar alguns assuntos. Estamos a ver se acabamos de fazer o "novo" ninho. Já está na hora disso.

 Estamos "pais solteiros de filhos" mais maduros. E ainda temos mais duas semanas pela frente - Yuppiiiii!!!!!

3 comentários:

  1. Tal e qual a nossa experiência todos os verões de 2 semanas sem os 4 filhos.
    E sabe tão bem...quem sabe se no próximo verão combinamos e nos juntamos um dia!!
    JT

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Imagino vocês com 4! Nos primeiros dias até devem andar desorientados :)

      Eliminar
    2. Ah, e bem vindo aqui ao estaminé, JT!!

      Eliminar

Muito obrigada por passar por cá e deixar o seu comentário!