quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Recomendo leitura #01


Recomendo a leitura deste artigo. http://www.paisefilhos.pt/index.php/destaque/5552

De uma forma algo indirecta foca aqui algo muito importante na dinâmica de uma família. A velha questão de que os Pais são facilitadores da vida dos filhos, mas não devem ser quem faz as coisas pelos filhos. Eu sempre fui um pouco contra as Mães e Pais galinhas, mas isso deve-se sobretudo à minha educação e vivência. Atenção que estes pais galinhas estão sempre com as melhores das intenções, mas na minha opinião castram um pouco os filhos no que é o crescer com a devida autonomia e conseguirem com tal fortalecer a sua autoestima. Há muito quem se sinta "mais Mãe" (ou "mais Pai", não quero aqui melindrar o sexo masculino ;) ) por tratar das coisinhas todas dos filhos, mesmo quando eles já têm capacidade para o fazerem. Vêem isso como uma forma de acarinhar e amar mais e melhor os seus filhos. Será? Este artigo foca a possibilidade de as pessoas serem assim, por acharem que esse é o papel delas - é o que é suposto fazerem, e se não fizerem isso então o que fazer com a vida delas? Eu sou a favor de passar as responsabilidades para os filhos aos poucos, conforme a idade e as suas capacidades (cognitivas, emocionais e de horário). Isto não é amar menos. Lembro-me de me deparar com algumas situações estressantes e pensar para os meus botões: "É pá, se eu consegui fazer xxxxxx, vou então conseguir fazer isto que não é mais difícil, nem mais importante que xxxxxxx. Deixaram-me fazer xxxxxx é porque acreditavam que eu ia conseguir.". E este pensamento que tive várias vezes possibilitou-me ultrapassar muitas barreiras e ir além dos meus medos e receios. Dou muita autonomia aos meus filhos e também lhes tento incutir um grande sentido de responsabilidade pelo que são as suas coisas, a sua vida. E vejo que eles sentem-se crescidos e vejo-os a crescer. Mas continuo a dar-lhes beijos e miminhos como se eles fossem uns bebézinhos. E eles adoram e retribuem.




Sem comentários:

Enviar um comentário

Muito obrigada por passar por cá e deixar o seu comentário!