terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Hiperactividade vs má-criação

Concordo, pois, com este Sr.

E acrescento que temos que nos centrar mais nas crianças, mas não nas vontades das crianças e sim no que lhes faz bem e os prepara para um melhor futuro. E quanto a um melhor futuro não estou a falar da parte económica da coisa, mas sim em ajudá-los a desenvolver uma estrutura emocional e afectiva que os suporte ao longo da vida. Que os prepare para encarar da melhor forma todos os desafios que os aguardam e que sabemos serem muitos. Não será egoísmo nosso não nos queremos dar ao confronto necessário? É que provoca-nos dores de cabeça, dá-nos cabo da paciência e exige imenso de nós como pais.

Porque a tristeza, o choro e a birra de hoje valem muito a pena e têm que existir. O mundo deles não pode ser tudo cor-de-rosa e sem contrariedades e momentos de "seca e chatos". Há que lhes ensinar a lidar com a frustração e com as "secas" da vida. E pode demorar semanas, meses e até anos até começarmos a ver frutos do nosso empenho.


2 comentários:

  1. Concordo. Plenamente.
    Embora a hiperatividade seja uma realidade - e dura, quando é sério o diagnóstico - hoje há a tentação do fácil e apressado rótulo.
    Medicam-se crianças a torto e a direito, adormecem-se infâncias, hipotecam-se adolescências, comprometem-se impunemente vidas adultas estruturadas e desresponsabilizam-se os pais da sua (dificil) quota parte na educação.
    E é uma pena que o facilitismo da solução aparente seja ainda uma estranha moda.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma boa parte de mim, benvinda aqui ao meu estaminé! Obrigada por passar por cá.

      Eliminar

Muito obrigada por passar por cá e deixar o seu comentário!