terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

De quando os pais querem tanto ajudar os filhos que acabam por prejudicá-los



Este artigo (clic!) vem reforçar a minha opinião sobre a forma como os pais se "intrometem" demasiado na vida dos filhos. Há algum tempo atrás conversava sobre este tema com uns amigos. A conversa arrancou quando se comentou que hoje em dia é normal os pais irem ou ligarem para as escolas superiores (sim, superiores!) para saber se os filhos têm ido às aulas, saber das notas deles ou tratarem das suas questões burocráticas. Confesso que fiquei surpreendida. Não fazia ideia. Uns dias mais tarde confirmava este cenário junto de uma colega que costuma fazer tal coisa relativamente à filha. Justifica essas atitudes porque ora lhe dá mais jeito a ela, para a filha não ter de se deslocar só para tratar de uma coisa insignificante ou porque ela tem de estar concentradíssima noutros trabalhos/estudos. O cerne da conversa para mim é que há toda uma independência e um ganho de auto-estima que se perde com esta presença constante dos pais. Este artigo ainda vai mais longe, ou apenas foca uma das consequências que é a propensão para a depressão e menor felicidade desses jovens adultos. Ainda faltam largos anos para eu chegar a esta fase, mas espero criar condições para os meus filhos serem totalmente independentes. Isso não é mau, ao contrário do que muitos pais pensam.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Muito obrigada por passar por cá e deixar o seu comentário!