quarta-feira, 6 de março de 2013

Filosofar para além das regras gramaticais


Hoje estava a percorrer "as gordas*" do facebook e deparei-me com este artigo (clicar!). Sinto o mesmo quando acompanho o meu filho em Português, mas de outra forma. Sinto que há uma falta de rigor e coorelação da palavras com a sua génese que deixa-lhes o conhecimento a meio caminho. Não ponho aqui em causa a qualidade da professora e da escola que frequenta. Pela minha experiência já percebi que é um mal geral. Não se filosofa sobre as matérias, não se filosofa para além das regras gramaticais. Não se questiona o porquê de certas formas de escrita. Tentam fazer isso lá para o 3º Ciclo, mas nessa altura já as crianças deixaram de gostar de Português (acredito que no primeiro ano, na aprendizagem das letras e na vitória e satisfação de aprender a ler, as crianças, na sua maioria, gostam de Português). Mas será que há tempo para isso? Será que a disciplina está estruturada para tal? Será que há interesse em ensinar mais o nosso Português? Pelo sim, pelo não sempre me preocupei em fomentar o gosto pela leitura nos meus filhotes. O mais velho devora livros e o mais pequeno, que se inicia agora nas leituras, parece estar com muita vontade de começar a fazê-lo.


* Entenda-se : as letras gordas, não vá gerar-se aqui alguma confusão de segregações físicas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Muito obrigada por passar por cá e deixar o seu comentário!