segunda-feira, 1 de abril de 2013

Dia da Mentira. Aproveite hoje!

 Hoje é dia de pregar partidas e mentiras! Também é uma boa oportunidade para reforçar junto dos nossos filhos a importância de não mentir e que o melhor caminho passa sempre pela sinceridade. Mas para isso há que preparar o "terreno", ou seja cimentar uma relação e uma forma de estar com os nossos filhos para eles perceberem que não vale a pena mentira, que não há necessidade para tal. Vejam o artigo que transcrevo abaixo (original daqui. Clic!)

 

Lidar com as mentiras dos filhos




O seu filho sabe pensar, tem estratégias para tentar resolver as situações e neste momento, adotou a mentira como uma estratégia válida. Com a sua ajuda e compreensão, ele vai saber encontrar estratégias alternativas.
O dia 1 de Abril é o Dia das Mentiras. Muitos pais enfrentam as mentiras dos filhos, durante muitos outros dias. Dizem que é cansativo, desesperante!
«Esforcei-me tanto para o educar e no fim …  Mente todos os dias, com a maior naturalidade. Até dinheiro já me tirou e não admite. Estou esgotada. Já não sei o que fazer. Estou farta de o castigar e ele continua!»
As crianças podem aprender a mentir como uma defesa natural. Assim, acham que não terão consequências. Obrigá-las a contar a verdade à força não resultará. Aliás já sabe a resposta, não adianta perguntar. O seu filho terá que passar por um processo de aprendizagem – aprender a não mentir – a par da compreensão das situações.

É importante entender o contexto da mentira. Por exemplo, referiu que ele já roubou dinheiro. Ele retirou o dinheiro para quê? O que faz ao dinheiro? Está a ser forçado a alguma coisa por parte de alguém? Há tantas explicações possíveis!
O que é importante é reforçar uma boa relação entre si e ele. Colocar-se ao seu lado e não contra ele. Só assim o conseguirá ajudar. O seu filho sabe pensar e tem estratégias para tentar resolver as situações. Neste momento, adoptou a mentira como uma estratégia válida. Com a sua ajuda e compreensão (o seu desespero não ajuda, claro) ele vai saber encontrar estratégias alternativas. Mas para isso tem que sentir que a mãe está do lado dele.
Converse com ele. Não lhe dê respostas mas faça-o pensar. De que outra forma é que ele resolveria a situação?
O seu papel será de ouvir e orientá-lo para que ele consiga assumir a mudança (consigo próprio).

1 comentário:

Muito obrigada por passar por cá e deixar o seu comentário!