segunda-feira, 6 de maio de 2013

Tchan-nã!


Eis o meu primeiro pudim de ovos! 

Oh, que desventura!!! É que gosto imenso de pudim de ovos e este estava mesmo booommm.... Vou ter que prometer-me só fazer em ocasiões especiais... Humm. E já disse que é tão fácil de fazer?

Basta ter uma forma de pudim daquelas com tampa para cozer o pudim em banho maria. No meu caso, fiz o pudim na panela de pressão. Se também o quiserem fazer desta maneira tenham em atenção que a forma deve caber na vossa panela de pressão. (esta é da minha mãe e coube na perfeição!).

:: Ingredientes ::

6 ovos
6 colheres de sopa de açucar
500 ml de leite
Caramelo de compra
água para a panela de pressão

. Misturar muito bem todos os ingredientes na batedeira (eu costumo bater tudo o que posso à mão - poupança de tempo em tirar e guardar coisas do armário e posterior lavagens de electrodomésticos);
. Barrar a forma de pudim com caramelo;
. Colocar a forma na panela de pressão, com altura de água até meio da forma;
. Fechar muito bem a panela de pressão e colocar ao lume alto (mesmo com placa de indução não consegui ainda perder o hábito de dizer "lume", mas há de ser daquelas coisas que os nossos filhos e netos vão começar a achar de antiquado e bastante estranho daqui a uns anos...) - na minha placa = 12;
. Quando o pipo começar a rodar/apitar baixar para luma baixo - na minha placa = 6, e deixar estar por 10 minutos. A minha mãe diz que deve ser 1 minuto por ovo, mas a minha receita dizia 10 minutos. Para a próxima experimento essa de 1 minuto por ovo;
. Deixar a panela de pressão arrefecer (eu sei, essa é a parte que custa, pois apetece abrir logo para ver como ficou) e só quando estiver mesmo fria é que se deve abrir e retirar a forma;
. Passar com uma faca com muito jeitinho pelas paredes da forma para descolar o pudim;
. Desenformar o pudim para um prato fundo, que consiga conter o molho de caramelo;
. Ficar a admirar o pudim por uns instantes e colocá-lo no frio até comer (convém estar pelo menos um par de hora para servir bem fresquinho);


E esta foi a sobremesa do meu jantar com a minha Mãe. Estava óptimo! O único comentário é que aguentava um pouco mais de doce. Lá está, quando vejo numa receita colheradas tenho sempre tendência para colocar colheradas rasas. Para a próxima coloco umas colheradas mais avantajadas. Mas para mim que não sou apreciadora de coisas muiiito doces estava no ponto.

Não acredito que tenha esperado até ontem para fazer este pudim...

1 comentário:

Muito obrigada por passar por cá e deixar o seu comentário!