sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Mensagens a reter


Tomei a liberdade de vos apresentar aqui um excerto de um post de José Tribolet na sua página do Facebook, que é uma mensagem lúcida e carregada de optimismo e esperança para 2014. Bem precisamos! O destaque a negrito de uma parte do texto é da minha autoria.



"(...) Não costumo “postar” coisas no Face, mas decidi partilhar convosco, neste inicio de 2014, os meus sentimentos. Sou um incorrigível optimista e tenho tido razões na vida para ser e permanecer assim.
Partilho convosco algumas destas razões:
- O facto de viver num Portugal que não sofre os horrores da guerra e do terrorismo, leva-me a agradecer a Deus e aos meus compatriotas este fantástico e tão raro privilégio, todos os dias.
- O facto de viver numa sociedade que mantém a solidariedade como uma dimensão importante e natural da nossa vida, no seio familiar, dos amigos, das nossas comunidades e das nossas empresas, o que constitui um dos mais importantes pilares da enorme resiliência que temos vindo a revelar ter ao longo dos tempos.
- O facto de viver num País com um clima muito agradável, com uma gastronomia excelente, com um território lindo e variado, com gente acolhedora e simpática.
- O facto de continuar a constatar, hoje como há 43 anos, quando comecei a minha carreira docente, que os jovens portugueses são feitos de "bom material, fisico e intelectual, e que "yes they can"!
- O facto de vivenciar com serenidade o amadurecimento progressivo da Nação dos Portugueses, rumo à Democracia " a sério", continuando a caminhada de aprendizagem resultante da vivência "no mundo real" dos atributos muito humanos de todos nós, dos nossos políticos, que são como nós, dos nossos partidos, que são feitos por nós. Leva tempo evidentemente, mas a Sabedoria dos Povos não se constrói nos livros nem através das demagogias. Constrói-se no terreno.
- O facto que, no meio desta enorme crise em que estamos metidos, a falta de dinheiro nos protege muito efectivamente dos grandes erros, dos grandes enganos, dos grandes esbulhos que têm caracterizado o passado e com os quais temos confortavelmente, egoisticamente e irresponsavelmente contemporizado nos últimos 25 anos. Temos assim uma oportunidade de aprender a usar melhor os nossos recursos colectivos no futuro.
Portanto amigos, alma ao alto! Nada de conformismos, nada de lamúrias. Não ao cinzentismo. Sim à mobilização empenhada de cada um, para mudar o estado do mundo.
Que neste novo ano de 2014, cada um faça bem aquilo que pode, deve e sabe fazer. Que ajude os seus semelhantes em tudo o que puder. Que seja um Bom ser humano.

E tenha Fé, Esperança e Caridade.
José Tribolet"

Sem comentários:

Enviar um comentário

Muito obrigada por passar por cá e deixar o seu comentário!