quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

As 11 perguntas para treinarmos os nossos Filhos para a Felicidade



Deparei-me com este artigo (Clic aqui!) e fiquei contente por ver que estou perfeitamente alinhada com o que o mesmo preconiza. Este artigo fala sobre as 11 perguntas que devemos fazer aos nossos filhos para eles serem mais felizes. 

O que é aqui apresentado tem tudo a ver com a preconização de uma psicologia positiva na forma como lidamos com os nossos filhos nalguns momentos e aspectos do nosso dia-a-dia. Eu acredito piamente que há uma propensão genética para a felicidade, mas no entanto a maior parte da felicidade é fruto de uma forma de estar, de como pensamos sobre a vida e de como conseguimos tornar estas duas variáveis em hábitos diários. É algo que implica um trabalho contínuo. Ao fazer aos nossos filhos estas 11 perguntas estamos a treiná-los numa forma de estar e de pensar que os tornará mais conscientes e propensos a serem felizes. Também acredito que há outro tipo de perguntas que pode treiná-los precisamente para o contrário, mas não é disto que vou falar neste post.

1 ::  Do que gostaste mais no teu dia de hoje?

Eu costumo fazer esta pergunta quando vou buscá-los à escola e vimos no carro a caminho de casa. Pessoalmente tenho o hábito de pensar nisso quando me estou a deitar.

2 :: O que te deixou grato neste dia?

Não tenho por hábito fazer esta pergunta. No fundo acho que é algo que surge naturalmente na resposta da pergunta 1.

3 ::O que tu achas que poderia ser feito para ultrapassar isso?/O que vais fazer relativamente a isso?

Tento sempre por os meus filhos a pensar. Primeiro para dar-lhes as ferramentas para decidirem sozinhos e sobretudo porque acredito que a autoestima que advem de ultrapassarem problemas são a melhor motivação para encarar os desafios de frente e não temer enfrentar situações desconhecidas. Concordo plenamente na conclusão de que as pessoas felizes são pessoas que encaram os problemas como sendo superáveis, e consideram-se capazes de os solucionar.

4 :: Como é que isso te faz sentir?

É algo que trabalho muito com os meus filhotes. Fazê-los falar dos seus sentimentos e fazê-los perceber que estarem tristes ou chateados não é nada de mau. Há que perceber é porque o estão e tentar dar a volta ao assunto. E sobretudo não ter medo de encarar quem os rodeia e falar-lhes dos sentimentos gerados por determinadas situações. Sendo caso disso pedir ajuda para ultrapassar essa tristeza.  Isto porque uma parte essencial da felicidade é ser capaz de perceber e expressar suas próprias emoções.

5 :: O que você acha que ele / ela se sente?

Isto é crucial para eles desenvolverem a sua empatia. E costumo perguntar-lhe isso quando me contam algum episódio que se tenha passado entre os colegas e amigos. Por vezes contam-me situações nas quais eles não estiveram envolvidos directamente, que apenas presenciaram. Mas penso que é a maneira deles de digerir o que se passou e pensarem um pouco sobre a atitude das pessoas envolvidas.  No fundo também querem obter a minha visão sobre o assunto. Tento no entanto fazê-los falar a eles sobre o assunto e só no fim dar a minha opinião. Ambos têm relações interpessoais com as pessoas que os rodeiam bastante fortes o que penso ser um dos pilares da felicidade deles no dia-a-dia.

6 :: Qual é o lado positivo disso?

Neste ponto é algo que tenho tentar melhorar bastante. Isto porque a minha primeira reacção é de ficar incomodada e algo chateada com eles quando os vejo serem muito negativos perante algo. O que não ajuda muito na fase de pré-adolescente do mais velho e na forma de estar do mais novo. Tenho tendência para começar logo com o discurso:"Já pensaste na sorte que tu tens? Há tantos meninos pobrezinhos que…". E sejamos francos não é a melhor das abordagens ao tema. Tenho tentado fazê-los ver o lado positivo e depois então quando a conversa está melhor encaminha refiro a sorte que eles têm e ponho os pobrezinhos ao barulho.

7 :: O que achas que podemos saber mais sobre isto?

Eu desafio-os a procurarem nos livros, na net, a perguntarem aos professores e a determinadas pessoas conforme o tema. E eles desafiam-me imenso a mim… Haja tempo para os acompanhar nestas buscas todas de conhecimento e experiências.

8 :: O que você quer fazer no fim de semana?

Isto é algo que eu gosto muito - saber o que vou fazer no futuro e planear momentinhos bons com família e amigos. Ajuda-me a passar pelos dias com a melhor das disposições. A pesquisa mostra que a antecipação de experiências positivas traz mais felicidade do que as próprias experiências.  Acho que sim. Há é que não encucar que a experiência não foi tão boa quanto a esperada. Aqui a coisa pode assumir um papel contrário ao esperado.

9 :: O que podemos fazer para ajudar / fazer alguém feliz?

Eu tento incentivar os meus filhos a serem altruístas e a preocuparem-se com o próximo. Peço-lhes muitas vezes para desempenharem pequenas tarefas em casa e vejo que eles se sentem muito bem por participar, tomando eles próprios a iniciativa de as realizarem noutras alturas. Tento não criar nada como uma rotina forçada e mostrar-lhes reconhecimento pelo que fizeram. Sempre na óptica do reconhecimento positivo e tentando evitar dentro do possível recriminá-los por algo que não fizeram para ajudar. Vejo muitos pais a fazerem tudo pelos filhos pensando que é o papel deles poupar os filhos ao máximo e descordo bastante com esta abordagem. Pois estamos a castrar os filhos na possibilidade de desenvolverem a sua auto-estima e na possibilidade de desenvolverem capacidades para o resto das suas vidas.


10 :: Queres ir lá para fora ou a algum sítio fazer algo?

Tentamos sempre motivá-los a não ficarem fechados em casa agarrados aos ecrãs. Numa primeira fase é desmobilizá-los dos ecrãs e incentivar a leitura e os jogos de tabuleiro em conjunto ou legos e afins numa perspectiva mais solitária. Outra aproximação é convidá-los a irem jogar os dois para a rua, ou irmos a algum sítio para andarem de skate ou irmos andar de bicicleta ou correr. Fomentamos o desporto ao ar livre como passatempo para nos tornamos mais saudáveis e assim mais felizes.

11 :: O que é que te faz sentir mais feliz?

É a prima da pergunta nr 1, mas mais generalista, e também da que costumo fazer no final das férias ou de fins-de-semana - O que é que gostaste mais do fim-de-semana/férias? O interessante nisso é que também aprendemos a conhecer melhor os nossos filhos. Por vezes estamos nós com programas elaboradíssimos e até dispendiosos e vamos a ver no final o que eles valorizaram foi algo completamente diferente.



No fundo isto também se aplica a nós. Se nos questionarmos a nós próprios diariamente encontraremos mais facilmente o caminho para as nossas pequenas felicidades diárias.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Muito obrigada por passar por cá e deixar o seu comentário!