terça-feira, 21 de abril de 2015

Um jantar bastante especial


Ontem quando saí do trabalho estava a pensar no que seria o jantar. Já tinha uma ementa - Esparguete com Salmão em tomatada - preparada pelo F na véspera. No entanto, não me estava mesmo a apetecer. O I andava a pedir Pizza havia uns dias. Então decidi-me e fui num pulinho ao supermercado comprar os ingredientes em falta, pois massa já tinha no congelador. Costumo fazer a massa na máquina de fazer pão e guardo as bolas à medida no congelador. Quando cheguei a casa deparei-me com um problema - só tinha uma bola. Ou seja, só dava para uma pizza, o que para o meu pré-adolescente (o H), para a minha criança (o I) e moi-même não iria claramente chegar! É no que dá estas decisões de última hora. Abri o frigo e vislumbrei uma massa folhada já no limite do prazo e surgiu-me uma inspiração baseada em algo que andava já farta de ver no Pinterest (bendita fonte de inspiração!).

Seguem-se as fotos. Só não tirei da pizza. Usei uma base integral e apesar de ter ficado sem Mozzarela (tinha acabado de comprar uma embalagem com prazo de validade de Julho, mas infelizmente não a virei senão em casa, momento em que me apercebi que estava já cheia de bolor azul na parte de trás da embalagem - grrrrr! Vou lá reclamar hoje) ficou bem boa. Meia chourição e fiambre para agradar ao I. e meia fiambre e cogumelhos para agradar ao H. Tudo bem coberto de emental ralado (este vinha bom...).


Eis então a minha nova experiência culinária:



Flor folhada com ovo enrolado em bacon!

Tão fácil, tão fácil de fazer. Cortar um círculo, ou se tiverem alguma forma uma flor que fica com outra apresentação (e ajuda a um nome todo pomposo). Aconselho a colocar num tabuleiro de queques. Escolhi este de metal para mini-pizzas ou tarteletes, mas acho que era pouco fundo. Colocar duas tiras de bacon sem courato em cruz e partir um ovo para o centro. Aqui é que notei que a flor ficava pouco funda e não pude despejar a clara toda. Dobrar as pontas do bacon para cima do ovo e levar ao forno a 200º por 10 a 15 mins. Vão observando como está a ficar a massa. Se gostarem da gema do ovo mais líquida deixem menos tempo.



Fiz uma para cada um de nós.



Ficaram óptimos. Para mim gosto mais com a gema menos cozida.


E como me sobrava ainda bastante massa decidi fazer uma sobremesa.



Com a mesma forma cortei a restante massa. 
Coloquei uma colherada de Nutella no meio e fechei em jeito de rissol. 
Levei ao forno por uns 10 mins a 200º.




Eis a nossa sobremessa:  "Nuvens Doces". Deixei-as no forno com a porta aberta e ainda estavam quentinhas quando as comemos.
Não vale a pena contar o quanto estavam óptimas estas nuvenzinhas, pois não?



No final do jantar o H olhou para mim e disse-me que tinha sido "um jantar de semana assim bastante especial". Tendo em conta que foi tudo ao forno ao mesmo tempo, acabou por ser um jantar muito rápido de preparar e também de comer. Descesse em mim inspirações destas todoas os dias as semanas (para não pedir muito!)...


Sem comentários:

Enviar um comentário

Muito obrigada por passar por cá e deixar o seu comentário!