domingo, 17 de maio de 2015

Um marco artístico histórico


Há uns tempos atrás fui desafiada pela minha amiga I para um Sábado diferente: irmos juntas a uma workshop. Confesso que como andava assoberbada entre trabalho, apoio à família e afins não explorei muito o tema. Quando ela me disse que tinha a ver com rabiscos e desenhos em diários gráficos com aguarela, apenas tentei assegurar que conseguia o dia livre de obrigações familiares. Aguarela e rabiscos eram o suficiente para me convencer, além da antevisão de um dia bem passado com a I.

Com os míudos doentes em casa, foi uma semana complicada. Valeu-me a minha Mãe que se mudou por uns dias para nossa casa (muito obrigada, mais uma vez, Mãe!). Ontem era o dia da Workshop e ficava o pai com eles, mas quanto acordei dei comigo a sentir-me adoentada, febril e abatida - algo entre uma gripe e uma rinite alérgica. Não me deixei demover e após ter dado todos os xaropes, antibióticos e comprimidos que havia a dar deixei a malta a convalescer em casa aos bons cuidados do pai. Eu agarrei num brufen que engoli já a caminho de casa da I e lá fui.

O grupo era muito simpático e tudo aquilo era novidade para nós todas. A Rita (clic aqui!), que teve a gentileza de nos iniciar nestas andanças, estava tão entusiasmada quanto nós. Começámos com algum receio no manuseamento da aguarela



e foi com espanto que vimos a evolução de trabalho em trabalho.

 Maçã, 1º com aguarela e depois contorno a caneta preta 0.5.


Desenho cego com caneta preta 0.5 de 2 narcisos em copos, pintado depois com aguarela.


Nem na hora de almoço parámos tanto era o entusiasmo!
Desenho cego a caneta preta 0.5 de maior parte do desenho. Pintado depois a aguarela.


Num pulinho fomos à florista que curiosa nos observava a desenhar as suas flores
Desenho a caneta preta 0.5 de Antúrio, Hortênsias e outros ramos de flores. Pintado depois a aguarela.


Composição de várias cenas do Mercado. Bancada de frutos e frutas secas. 
Caixa de laranjas e pêras. Vasos com ramos de macieira e verduras.
1º pintado a aguarela e depois contorno a caneta preta 0.38


Composição com uma das torres do Mercado com um cone de gelado.
Desenho a caneta preta 0.38 e pintado a aguarela.


O tempo voou e apesar de no fim do dia o corpo já estar a dar sinal de mau estar e fraqueza novamente, acusando a passagem do efeito do brufen, fiquei com pena de ver a workshop chegar ao fim.


Como a Rita nos disse, a vontade de rabiscar é algo que se apodera de nós. Esta noite sonhei com os rabiscos e hoje logo a seguir ao pequeno-almoço não resisti e fui buscar o meu bloco.



O Radical e o Jack no biombo à minha frente ao pequeno-almoço.
Desenho a caneta preta 0.5 e pintado a aguarela.



E à tarde enquanto tínhamos um momento TV em família fiz mais este:


Pormenor da minha sala.
Desenho a caneta preta 0.5 e pintado a aguarela.




Não caibo em mim de satisfação. Acho que encontrei a melhor forma de voltar a dar vazão à minha veia artística no que toca ao desenho e à pintura.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Muito obrigada por passar por cá e deixar o seu comentário!