sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Slow sewing...


Costura muito lenta... Mas mesmo lenta... Durante o Outono e o Inverno, no tempo dos novelos de lã, agulhas e teares, no aconchego das noites no sofá gosto de ocupar as mãos nos meus lavores de lanifícios. No entanto havia algo que me irritava a mim e à  minha cara metade. Ter ali a arrastar-se perto do sofá um eterno saco de plástico (por sinal verde alface - nada discreto!). E quando estávamos a meio de um filme, no aconchego das noites no sofá (é bom que fique claro), aquele barulhinho irritante do saco de plástico não era de todo agradável. Vai daí pesquisei o Pinterest para encontrar um formato de saco adequado para guardar a "tralha das lãs" como lhe chamava "carinhosamente" o meu marido. Eleito o modelo fui aos meus tecidos escolher uns tecidos engraçados e pensei nos bolsos necessários para artilhar o meu Saco das Malhas. Cortei os tecidos e comecei a assemblar a coisa. Depois decidi que iria colocar um debrum com fita de viés preta. Parei... Passado uns tempos voltei à carga e fui à procura da fita adequada. Na minha retrosaria habitual não havia. Parei novamente... Uns meses depois lá me lembrei e dessa vez já consegui encontrar a fita adequada. Comprei-a e coloquei-a junto aos tecidos já assemblados, cheios de alfinetes que jaziam numa ponta da minha mesa de costura. Parei de novo mais umas semanas... Um dia lá peguei na mala novamente e comecei a cozer a fita de viés. Depois vieram as férias... Então há umas semanas voltei a pegar na mala e cozi mais uma secção da fita de viés. Isto de ir cozendo em bochechos de 20 a 30 minutos faz a coisa demorar um pouco mais. E esta semana finalmente consegui! Acabei a mala. Acho que foi o projecto que mais demorou a finalizar. Ficou exactamente como a imaginava.








O problema é que estou a gostar tanto dela que não sei se não a vou usar ao fim-de-semana. Já avisei o maridinho, mas descansei-o logo propondo a troca do saco de plástico verde por um saco de pano. Muito mais discreto e à prova de som.

2 comentários:

  1. =) fazer a fita de viés em casa é fácil e poderia ter acelerado o processo. Gostei muito.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Magda. Muita bem vinda ao meu estaminé e muito obrigada pelo seu simpático comentário. Arrisquei-me nessa de fazer fita de viés num pouf que fiz há uns tempos e na altura estava na expectativa de como iria resultar. Achei que apesar de parecer muito complicado acabou por ser bastante simples. Desta vez, por querer um tecido acetinado não me arrisquei. Mas já percebi que é algo que gosto muito de utilizar.

      Eliminar

Muito obrigada por passar por cá e deixar o seu comentário!