sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Se há iniciativa de louvar, está é concerteza uma delas

Boyan Slat é um jovem inventor, ambientalista e estudante de engenheira aeroespacial holandês que idealizou e desenvolveu um método para limpeza dos oceanos. Focando os seus esforços na limpeza dos resíduos de plásticos, os quais são um dos maiores causadores de transtornos da vida de avesmamíferos e peixes. Transtornos estes que podem chegar à cadeia alimentar humana, devido à ingestão por parte destes de substâncias tóxicas libertadas pelos resíduos plásticos.

A ideia dele consistia na criação de uma série de barreiras flutuantes estrategicamente colocadas que  seria capaz de aproveitar as correntes oceânicas para concentrar os resíduos em áreas definidas. Tal permitiria viabilizar a remoção destes dos oceanos de uma forma eficiente.

Boyan criou uma fundação — The Ocean Cleanup (Click aqui!)  — com o intuito de desenvolver e, eventualmente, implementar a sua ideia.


Através da sua presença numTEDxHow the Oceans can Clean Themselves, que se tornou viral, atraiu centenas de voluntários conseguindo angariar perto de 1.8M Eur.


Na altura vi este TEDx e lembro-me que achei a ideia o máximo. Como já achei outras tantas. Quando me cruzei hoje com este artigo gostei de ver que a iniciativa ainda não morreu. No entanto ainda temos um longo caminho pela frente. E depois fico sempre com algumas questões - Tirando o plástico dos oceanos o que se vai fazer com ele? Reciclar? É viável? Quem fica com o ónus dessa reciclagem? Se calhar as respostas estão no site da Ocean Cleanup. Com mais tempo terei de ir ver se encontro as devidas respostas.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Muito obrigada por passar por cá e deixar o seu comentário!