quarta-feira, 7 de setembro de 2016

Estamos naquela semana do ano...


Aquela semana louca da Rentrée Escolar! 

Aquela semana em que regresso ao trabalho após as mais-que-boas-mas-que-passam-sempre-tão-depressa-Férias-Grandes-de-Verão. 

Este ano para ajudar tenho o I a entrar para o 5º ano (aiii, tão crescido!), a minha irmã que veio agora passar uns dias de férias a terras lusas (o que me ocupa os fins-de-semana de sexta à noite a domingo à noite) e desceu em mim uma mistura de faringite com ataque brutal de rinite em que só  me aguento minimamente funcional até às 17h00. Estou naquele ponto em que só me apetece mandar-me para o sofá mais próximo e aterrar por uns dias. 

Mas a Mãe que há em mim, grita que não dá. Não dá para parar agora. Tenho que estar lá para ter os livros todos a jeito, forradinhos e tudo. Saber qual o material escolar que se tem de comprar, o que se consegue re-aproveitar do ano passado, o que temos no economato lá de casa e se pode distribuir entre o H e o I. Ir às devidas compras o mais rapidamente possível. Ter a paciência para todos os detalhes, necessidades e preferências de cada um deles. Sobretudo ajudar o I nesta mudança e entrada numa nova vida em que o acompanhamento de perto no arranque e mergulho em todo um novo mundo de organização é vital. Sou totalmente a favor da autonomia ajustada a cada fase de crescimento, mas, como bem indicado pela Directora de Turma do I, durante as primeiras semanas é muito importante rever com ele todos os dias quais as novidades do dia, em termos gerais no que toca ao funcionamento da escola, da turma e em concreto para cada disciplina. O que tem de levar a cada dia para cada disciplina. Confirmar muito bem o que vem e o que vai na mochila. Mostrar-lhe o caminho que terá de trilhar sozinho, mas estar lá para lhe dar o empurrão inicial. 

O H, numa transição supostamente mais serena, do 7º para o 8º, também requer alterações de rotinas. Muito suavemente vai pedindo mais liberdade de acção. O meu menino-jovem-adolescente quer já levantar vôo para novas independências. Hoje acerca do jardim já estar a necessitar de ser podado quando eu dizia que assim que tivesse tempo tinha de tratar daqueles arbustos, já me dizia ele tentando-me descansar - "Mãe, um destes dias começo eu a tratar de podar os arbustos". Tendo em conta as ferramentas eléctricas cortantes que eu utilizo  (algumas daquelas que se vêem em filmes de terror de mau gosto) devem imaginar como não fiquei nada nada descansada.

E este calor louco?! Que deixa todos esgotados e sem energias para mais nada. É banhos de manhã, é banhos à tarde. 

Mas já estamos a meio da semana, a temperatura está a ficar mais amena, e já lhe antevejo o fim e sei que para a semana já estarei muito mais serena. Com sorte, com todos os assuntos escolares e actividades extra-curriculares tratados e ordenados. Loucos dias que por mais organização e preparação nunca deixam de levar a nossa paciência e resistência ao limite.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Muito obrigada por passar por cá e deixar o seu comentário!