quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Uma manhã avec LAPIN - "Ojo de pez" - na Fundação Arpaz Szenes-Vieira da Silva




Quando a I me convidou no início do mês novamente para mais uma aventura no sketching disse logo que sim. Até porque se tratava de uma workshop com Lapin na Fundação Arpaz Szenes-Vieira da Silva (FASVS). Como poderia dizer que não! 

Depois da felicidade pelo convite e expectativa pela experiência veio o receio de que já não houvesse vagas. Achei que era um evento imperdível para quem gosta de sketching e para quem conhece o trabalho de Lapin. Foi com muita alegria que recebemos a confirmação passado poucos dias. 

E este fim-de-semana lá fomos. A I, eu e a M, enteada da I. Fomos cedo com receio de perder muito tempo no estacionamento, mas a sorte sorriu-nos e uns rapazes que estavam a descarregar uma furgoneta quando perceberam que queríamos estacionar saíram do estacionamento e estacionaram em dupla fila apenas para acabar de descarregar. Momento lindo de civisco! Como ainda tínhamos perto de 30 minutos fomos procurar um café para tomarmos a I um café e eu um chá. E depois lá fomos!

Era para ser na Casa Atelier, mas devido a uma elevada adesão passaram a workshop para o auditório da FASVS.

Lapin, com extrema simplicidade e poder de síntese, explicou-nos o seu processo criativo e deu-nos as dicas certas para descomplicar algo que à partida parece tão complexo. Fomos perto de 40 pessoas e eu achei pouca gente para a oportunidade de conhecer Lapin. Devem possivelmente ter limitado o grupo. 



Após a apresentação de Lapin fomos então desenhar para o Jardim das Amoreiras. Lapin desafiou-nos a aplicar a Perspectiva Periférica num desenho do Aqueduto das Águas Livres e a aplicar a Perspectiva Circular num desenho da Capela de Nossa Senhora de Monserrate. 

Lapin passou por nós já ia adiantada no meu primeiro desenho. Indicou-me que tinha colocado mal o meu ponto de fuga. Estava demasiado alto. Tenho de o colocar sempre ao nível dos meus olhos. Fiz uma correcção posterior apenas para ficar com o conceito enraizado. Eu e a I ficámos perto de um Sr. com o qual fomos trocando comentários e dicas sobre a melhor forma de abordar o desenho. Esse tipo de convívio é também umas das riquezas destes encontros. Fica a nota mental de que tenho de arranjar um chapéu ou algo para a cabeça. Estava um tempo maravilhoso e bastante calor.

Aqueduto das Águas Livre 


Depois passamos ao segundo exercício, bastante mais desafiador que o primeiro. O simples pormenor que já não há rectas na vertical, que tudo tem de ser arredondado troca-nos todas as noções de perspectiva que temos enraizadas desde sempre e é muito difícil começar e ir avançando. Mas lá conseguimos ir desenhando e consegui terminar o desenho. Não tive foi tempo para pintar.

Capela de Nossa Senhora de Monserrate


Regressamos todos ao auditório e colocámos os nossos cadernos no palco para a tradicional foto no final do encontro.




No final conseguimos, a I e eu, vermos a duas mãos o bloco actual de Lapin e foi deveras espantoso ter ali nas mãos o bloco dele e ver ao vivo estes desenhos (clic aqui!). Perceber como ele é profuso, tendo por dia facilmente dois ou três desenhos espantosamente detalhados e de grande dimensão. Ver o pormenor da aplicação da caneta de gel branca que dá uma dimensão e faz sobressair o desenho do papel. Ficamos todos espantados como é que ele consegue aplicar tinta naquelas folhas que não serão próprias para aguarelar e não haver o mínimo ressombrar de tinta para o avesso da página.

Correu lindamente, mesmo como gostaríamos que tivesse corrido. Para mim, melhor só se tivéssemos tido o dobro do tempo para eu conseguir pintar logo tudo in loco e conseguido ter desfrutado mais da presença de Lapin. Assim tive que acabar de pintar à tarde. 








Sem comentários:

Enviar um comentário

Muito obrigada por passar por cá e deixar o seu comentário!