quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Mais uma experiência na minha Slow Cooker - Vaca Bourguignon adaptada


Experimentei uma receita de Vaca Bourguignon, mas com vinho branco, pois não tinha nenhuma garrafa de vinho tinto aberta. 



A preparação como sempre é bastante rápida. O que foi mais demorado neste caso foi a preparação da carne. Normalmente quando compro no talho especificamente para uma determinada receita peço logo para cortar como desejado para a receita em causa. Neste caso já tinha uma peça inteira congelada. Coloquei-a a descongelar de véspera e tive de cortá-la em cubos. Depois foi só descascar umas 4 cenouras e cortar a meio e em pedaços grandes. Cortei uma cebola pequena e os cogumelos em quartos. Para a próxima deixo os cogumelos inteiros, pois em quartos ficaram muito pequenos. Menos trabalho! Juntei a batata em pedaços muito grandes, pois é a primeira vez que junto batata e confesso que ainda tinha receio que a batata se desfizesse. Ficou óptima, mas daria para ter ficado um pouco mais pequena.
Para temperos e líquidos usei um caldo de carne de vaca que tinha congelado de outra vez que tinha feito vaca na slow cooker, aromatizado com um ramos de cheiros (coentros, tomilho, rosmaninho, louro), vinho branco e um pouco de água. Usei uma colher de sobremesa de ras el hanout (uma mistura de especiarias típica do Magrebe) e como não usei vinho tinto e queria uma corzinha no molho, juntei também uma colher de sopa de polpa de tomate. E então vem a parte que adoro, que é colocar a tampa, regular a temperatura (deixei na opção "High" (alto) por cinco horas e meia) e ir à minha vida...

Quando cheguei a casa já perto das 19h00, lá estava o cheiro a denunciar o jantar que ja nos aguardava. Deixei mais trinta minutos enquanto os miúdos terminavam os trabalhos da escola e se punha a mesa e a sopa a aquecer. Depois lá fomos os quatro provar esta nova receita.

E não é que ficou óp-ti-mo! Os meus três rapazes adoraram! O I, que não é fã de vaca, nem queria acreditar que era carne de vaca. O H que queria trocar as batatas por apenas cenouras disse que assim comia batatas sem problemas. Tenho aqui uma receita vencedora, segundo eles a melhor até agora.

Como fiz bastante carne, ainda vai dar para outra refeição para os quatro. Desta vez irei servir com arroz basmati e uma salada. Para aproveitar mesmo tudo, filtrei parte do caldo que pus de parte e congelei para utilizar da próxima vez que fizer esta receita, para  juntar em vez de água e ter um molho bem mais saboroso.


Com um pouco de organização consigo ter jantares mais elaborados, mesmo durante a semana, com muito menos trabalho (e preocupações!), sobrando mais tempo para todos.




Sem comentários:

Enviar um comentário

Muito obrigada por passar por cá e deixar o seu comentário!