segunda-feira, 10 de abril de 2017

Da Mãe com Amor


A ideia surgiu quando o H mudou-se para o quarto novo e percebi que as capas de edredão mal cobriam a superfície do colchão da cabeça aos pés, quanto mais ficarem caídas aos pés de forma a tapar o colchão. Na altura, eu e o H colocamos uma mantinha vermelha a tapar aquela parte da cama. Mas cada vez que entrava no quarto olhava para a cama e pensava que não gostava muito de vê-la assim. Um misto de vontade de experimentar fazer uma manta de retalhos devido a ver tantos trabalhos desses tão giros na blogosfera e o facto de ter tantas gangas a acumularem-se no meu monte de roupa para reciclar fizeram germinar pouco a pouco a vontade de pôr os pés a caminho de tal empreitada. 

É algo realmente bastante trabalhoso. A minha maior dificuldade foi pré-visualizar todos os passos do que teria de fazer. Como tal, foi demorando, fui andando passo a passo e percebi agora, quando estava a recolher todas as fotos, que demorei mais de um ano. Nem sei bem quanto ao certo, pois não me lembro de quando comecei efectivamente a recortar as calças de ganga.


Após ter organizado os pedaços de ganga por tamanhos comecei a dispô-los para perceber o aspecto final.



Depois comecei a cozer em tiras. Após ter as tiras juntei-as todas cozendo-as conforme os tons e as larguras e espalhando os bolsos que tinha aproveitado para dar mais um toque pessoal à manta.


Com a parte de retalhos de ganga toda cozida recortei a manta cinzenta que usei como enchimento. Essa manta foi a minha opção low cost de enchimento. Lavei-a antes a 40º para ter a certeza que encolhia o que teria de encolher antes de estar cozida à ganga. Chamo a atenção que é muito importante passar a ferro as costuras abertas para a sobreposição das três camadas ficar bem., sem altos estranhos.

Sobrepus ambas sob o lençol de solteiro vermelho que tinha comprado nas oportunidades do IKEA para usar como tecido liso (outra opção low cost, que também lavei antes).



Com as três partes presas por alfinetes, lá comecei a fazer o pesponto a vermelho longitudinalmente junto às costuras das tiras.  O truque é ir fazendo/ desfazendo uns rolos e ir cozendo o pesponto.



É necessário ir alisando bem as camadas, mas convém ter muito cuidado com os alfinetes.

Eis o resultado do meu acidente de novata: passei depressa demais com a mão e não vi um alfinete...




Outro percalço foi quando me apercebi que estava a acabar a linha logo no início do fim-de-semana... Buaaaaa... e a retrosaria ficava perto do trabalho...



Após pespontar toda a manta ela ficou mais umas semanas parada. Custou arrancar para a fase seguinte que seria fazer o viés. Fui vendo uns tutoriais na net e estava na dúvida em fazer com fita de viés ou em aproveitar a sobra do tecido do verso. Uma noite enquanto via televisão, lá me decidi. Fui buscar a manta e revirei as pontas do lençol para fazer o rebordo de viés fingido. Foi uma óptima decisão. Ficou óptimo!

Aqui um detalhe de como fiz os cantos.



Depois foi só cozer o mais rapidamente possível com a excitação de saber que estava mesmo, mesmo a terminar.




Eis o resultado final!!!



Pensei muito na altura da escolha das gangas se deveria usar bolsos e gangas "enrugadas". Vendo o resultado final acho que resultou muito bem. Ainda bem que arrisquei. O H gostou muito dos bolsos.


Não pude deixar de colocar um detalhe lamechas - um bordado personalizado.



Aqui já colocada na cama.




Sem querer o bordado para o H ficou mesmo à vista. O H quando viu disse logo que gostava muito "daquilo", mas não queria que ficasse ASSIM à vista.  Ahahaha, lamechice de Mãe a beliscar a sensibilidade de adolescente.





Foi uma óptima aventura. Gostei muito do resultado e já ando com vontade de fazer outra. Outra satisfação que este projecto me trouxe foi o seu lado ecológico e económico. Toda a ganga proveio da reciclagem de calças que já não estavam em condições de ser utilizadas. A manta foi comprada no IKEA e acho que foi 1 ou 2 Euros. O lenços vermelho também foi comprado nas oportunidades a um óptimo preço. Se tivesse comprado enchimento e um tecido para forrar a parte de trás da manta teria saído muito mais caro.

Entretanto com o fecho desta empreitada voltou em força avontade de costurar e tenho estado a fazer várias coisas na costura. Vou mostrá-las nos próximos dias :) 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Muito obrigada por passar por cá e deixar o seu comentário!