quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Périplo por Itália #01 - o processo

Há muito tempo que tinha vontade de ir a Itália e de visitar Florença. Este ano quando estava a marcar as férias de verão surgiu a ideia de dividir as férias a meio e ir num primeiro período para fora e num segundo período esticar-me numa toalha à beira-mar plantada pelos nossos Algarves para recarregar baterias. 
Seguindo uma dica da minha irmã fui a um site de marcação de vôos e defini as datas de ida-e-volta e fiquei a ver quais as sugestões oferecidas. Em primeiro lugar surgiram os Açores e em segunda um vôo para Itália. Pensei: "Porque não este ano?". 

Comecei então a percorrer a blogosfera (não há nada como os sites de viagens brasileiros. São muito detalhados e dão óptimas dicas.) a recolher ideias e opiniões, e assim começou a ganhar forma na minha cabeça um percurso. Após ter o percurso comecei a reservar hotéis e realmente não há, para mim, como o Booking para fazê-o da forma mais prática e despreocupada. 
Fiz as reservas com opção de cancelamento e fui mexendo nas datas das estadias à medida que ia definindo melhor o percurso e as distâncias que achava que iríamos percorrer por dia. 
Uma das coisas que não gosto nesta pré-preparação de viagens é ver fotos dos sítios que vou visitar. Parece-me que perco parte do encanto no decorrer da viagem. Para dar a volta a isso fui apenas fazendo um apanhado dos locais a visitar e decidi utilizar uma App que utilizei quando fui a Barcelona - Visit a City. Serve precisamente para o que pretendia. Podemos indicar qual a cidade que queremos visitar e a App apresenta-nos várias opções de programas, com várias durações. Lista o percurso e os locais a ver, indicando quando tempo é estimado perdermos em cada um deles. Assim como quanto tempo temos de andar entre cada local e se dá para fazer a pé ou se temos de usar algum meio de transporte. Podemos salvar este plano e alterá-lo à nossa vontade, incluído outras paragens pelo meio e incluindo tempos de paragem entre cada um deles, trocar as actividades de dias, inclusivé. No momento das visitas temos opção de clicarmos para irmos para o local, se andarmos desorientados ou simplesmente quisermos ir o mais rapidamente possível para o próximo local a visitar, e a App vai buscar uma aplicação que tenhamos no telemóvel para nos orientar. No meu caso uso o Wase (a minha escolha preferida quando vou de carro) e o Google maps (a melhor opção quando vou a pé). Podem pensar que é tudo demasiado digital e tecnologia-dependente, mas acreditem que assim ultrapassam-se aquelas perdas de tempo e preocupações em nos orientarmos e em não nos perdermos, e podemos nos dedicar a gozar o passeio em pleno.
Depois de ter as estadias todas asseguradas e o percurso fechado, marquei então os vôos. E depois foi rezar que não surgisse nenhum imprevisto até às férias e ir sonhando acordada com as mesmas que é a vantagem de se marcar férias com antecedência - grande parte do prazer é o da antecipação das férias. Há para quem isso seja um martírio e um foco de ansiedade. Para mim é uma luz ao fundo do túnel dos longos dias de trabalho.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Muito obrigada por passar por cá e deixar o seu comentário!