quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

Memórias da minha infância e uma boa desculpa para mais um desenho

Este Domingo esteve imenso vento, mas um sol lindo e muito agradável. Ir rever um lugar de que sempre gostei foi a desculpa para um passeio no Domingo com os meus pais e o F. Estou a precisar de mergulhar em ambientes verdes, com horizontes a perder de vista e com muitas saudades de uns passeios campestres.

Estava tanto vento que tive de me abrigar na esquina de uma casa. 



Lembro-me de ir quando era miúda a uma festa anual na Capela de São Domingos. Era uma festa pequenita, mas à qual achava imensa piada. Começava com a celebração de uma missa. Depois, neste mesmo largo, acendiam-se fogueiras por todo o lado. Algumas pessoas traziam ou compravam no sítio, pão e chouriços e assavam estes últimos nas ditas fogueiras. E as pessoas ficavam por ali durante a tarde ao calor das fogueiras na converseta. Vendiam-se também umas fitas coloridas,  que haveria de ter sido previamente abençoadas, para se prender aos animais, no que era um ritual de protecção dos animais domésticos/da quinta. Sendo uma zona maioritariamente agrícola é uma daquelas tradições antigas com raízes em crenças de que os animais tinham de ser abençoados para ajudar a assegurar um dos meios de subsistência das famílias. Os miúdos como eu gostavam de usar essas fitas presas nos pulsos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Muito obrigada por passar por cá e deixar o seu comentário!