quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

Um doce para os meus doces


A malta lá de casa não é muito gulosa, mas aprecia umas determinadas doçarias. Uma delas é o meu bolo de iogurte. Daqueles mesmo básicos. Quando cheguei a casa ao final da tarde e percebi que o forno estava ligado para fazer lombinho de porco para o jantar não pensei duas vezes. Larguei tudo e fui a correr preparar o bolo para colocá-lo no forno para aproveitar o facto de estar ligado.

Assim saiu um bolo a meio da semana para surpresa de todos. E não é que foi uma óptima surpresa! Adoro quebrar a rotina com estas pequenas coisas. 



Este foi com raspas de laranja.



Secos/sólidos
4 embalagens de iogurte de farinha
3 embalagens de iogurte de açucar
1 colher de sobremesa de fermento
raspas de 1 limão ou de 1 laranja

Húmidos/líquidos
1 iogurte natural
1 embalagem de iogurte de óleo
1 chávena de leite
3 ovos

Na batedeira misturar todos os sólidos e depois juntar os líquidos. Bater tudo muito bem. Enquanto bate untar a forma com manteiga ou óleo e polvilhar com farinha. Verter a massa no sentido do relógio devagar para assegurar que a massa na forma fica uniforme. Levar ao forno ~170º no programa de bolos durante aproximadamente 35 a 40 mins ou até ficar com um tom dourado escuro. Costumo apagar o forno e semi-abrir a porta e deixar o bolo lá dentro durante uns 10 mins. Depois é tirar para fora, colocar num prato bonito. 

Eu costumo pôr os bolos num prato de pé alto, com tampa de vidro, no balcão que separa a cozinha da sala.

Nota: convém ter os líquidos à temperatura ambiente. A primeira coisa que faço quando começo a juntar os ingredientes é tirar o iogurte do frigorífico e passar os ovos por água morna para lhes tirar o frio do frigorífico e ficam na bancada para estarem à temperatura ambiente. Para o leite abro sempre uma embalagem da dispensa.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Muito obrigada por passar por cá e deixar o seu comentário!