quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

Mais uma experiência na minha Slow Cooker - Frango à la Coq au vin


Experimentei uma nova receita na minha slow cooker, baseada numa receita francesa - Coq au vin. Que é frango com vinho acompanhado com cenoura, cogumelos e neste caso alho francês. 

O tempo que costumo dispensar à mistura de todos os temperos nesta receita é substituído pelo tempo gasto no corte das cenouras, dos cogumelos a meio (se forem grandes) e do alho francês. Mas é um descanso fazer um prato destes na minha slow cooker. É chegar a casa e ter a casa a cheirar divinamente e só me preocupar em fazer o restante acompanhamento.



Pode ser acompanhado com arroz, puré, couscous ou até massa esparguete (não sou fã desta última opção...). Os miúdos (aaarghhhh...) não apreciam os legumes. O H ainda come os cogumelos, mas olha de lado para o resto. O I gostou muito do frango feito desta forma e já me disse que posso repetir muitaaaas vezes. 

Pode ser guardado no frigorífico por uns quatro a cinco dias dias. Entre uns que vão almoçando e não jantando, é óptimo ter esta comida no frigorífico para aliviar a pressão e poupar tempo na preparação de refeições.




Ingredientes:

4 fatias de bacon
3 colheres de sopa de azeite
Pernas de frango
1 embalagem de Cogumelos frescos
3 chavenas de vinho tinto
1 alho francês em pedaços grandes
3 cenouras grandes em pedaços grandes
2 folhas de louro
2 tranquinhos de tomilho ou 1/2 colher de sopa de tomilho seco
1 colheres de sopa de polpa de tomate
2 dentes de alho fatiados
Sal a gosto (+- 2 colheres de sopa rasas)
Pimenta se desejar (eu não costumo usar)

Se quiser engrossar o molho:
3 colheres sobremesa de maizena (amido de milho)
1/4 de chávena de água


Instruções:

1 - Corte o bacon em pequenos pedaços

Se quiser elaborar um pouco mais no sabor pode optar por estes passos. Se não, pode colocar todos os ingredientes directamente na slow cooker e ligá-la.

2 - Frite o bacon, numa  frigideira grande. Remova o bacon e coloque-o na slow cooker..
3 - Adicione o azeite à gordura de bacon e passe as coxas de frango na frigideira. Retire-as quando ficarem douradas e vá-as colocando na slow cooker.
4 - No final de dourar o frango adicione os cogumelosà frigideira e saltei-os levemente. No final coloque-os na slow cooker.
5 - Coloque alho, alho francês e cenouras na slow cooker.
6 - Deglaceie a frigideira com o vinho tinto, raspando a parte inferior da frigideira com uma colher de pau para misturar bem todos os sabores. Deixe ferver um pouco o vinho tinto e passe-o para a Slow cooker.
7 - Adicione folhas de louro, tomilho e tomate. Se estiver usando tomilho fresco, crie um raminho com as folhas do louro para que eles possam ser facilmente removidos antes de servir.

Cozinhe em High/Alto por 5-6 horas ou Low/Baixo por 7-8 horas. Pessoalmente prefiro sempre fazer em Low e reduzo um pouco o tempo. Neste caso coloque por 7 horas.

Se quiser engrossar o molho (eu normalmente salto este passo), remova os vegetais e o frango para o recipiente em que vai servir prato e mantenho quente. Retire as ervas. Misture a maizena e a água fria numa tigela pequena até que a maizena dissolva bem. Coloque a slow cooker em High/Alto e adicione a mistura da maizena ao molho mexendo bem até este engrossar. Despeje o molho sobre o frango e vegetais e sirva.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Muito obrigada por passar por cá e deixar o seu comentário!