terça-feira, 17 de abril de 2018

Mais uma experiência na minha Slow Cooker - Entrecosto com molho asiático


  

Quando se tem um rapaz que joga futebol todos os Domingos de manhã, há que deixar o almoço a fazer sem a nossa presença para quando voltarmos todos famintos para almoçar tenhamos algo a nossa espera. 

É nestes dias que acho que a Slow Cooker é a minha melhor amiga (e que fico tãooo agradecida à minha manazita pela sua providencial prenda!).



  

Ingredientes:

2 colheres de sopa de óleo de sésame (eu usei azeite)
2 colheres de sopa de gengibre fresco ralado
1 dente de alho picadinho
1/2 cup de açucar mascavado (eu aqui reduzi e só pus 1/4)
2 colheres de sobremesa de massa pimentão
1 malagueta
1/2 cup de molho de soja com pouco sal
1/4 cup de vinagre de arroz
1/4 cup de mel
2 entrecostos cortados a meio ao alto (para a próxima experimento com 4 entrecostos inteiros, pois comeu-se tudo num ápice e já percebi que cabe na Slow Cooker)
Sal e pimenta
Sementes de sésame e cebolinho para decorar (acabei por me esquecer desta parte... mas acho que deverá ficar óptimo)

1 a 2 colheres de sopa de maizena (amido de milho) para engrossar o molho antes de servir.

Instruções:

Temperar as peças de entrecosto com o sal e a pimenta de ambos os lados e colocá-las na slow cooker. Misturar muito bem os restantes ingredientes, menos a maizena, as sementes e o cebolinho, e regar todo o entrecosto. (tenham cuidado para a malagueta ficar no molho no fundo da Slow Cooker e não em cima do entrecosto para se difundir melhor o sabor no molho).
Cozinhar em low por 4h30 a 5h ou em High por 3h.

Retire o entrecosto. Dilua 1 colher de sopa de maizena num pouco de água e junte ao molho. Ligue a Slow Cooker em High e mexa ocasionalmente até o molho engrossar. Se necessário junte mais 1 colher de sopa de maizena diluída num pouco de água. (Saltei a parte de engrossar o molho e não ficou grosso e pegajoso como é suposto nesta receita. Mas o molho estava óptimo!). Servir o molho por cima do entrecosto e salpicar com as sementes de sésame e o cebolinho. Ou se tiverem crianças esquisitas como o I, levar à mesa as sementes e o cebolinho picado numas tigelinhas e cada um se serve como gostar. 


  
Para acompanhar pode fazer-se um arroz basmati ou um puré, e uma grande salada.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Muito obrigada por passar por cá e deixar o seu comentário!