Sketching

segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

De Fériaaaassss!!!!!

YYeaaaaa!!!!! Finalmente! Ufa... estava a ver que nunca mais... E é tudo, que agora vou descansar... mmmuuuiiito. Ou muito mais do que nas últimas semanas. Isto dito por quem vai fazer o Natal na sua casa para a família toda. É para perceberem o meu nível de falta de tempo para respirar de que sofri nos últimos tempos.

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Miminhos natalícios I


Vejam que lindo este Bolo Rei piri que recebi agora mesmo no trabalho. Parece um donuts de Natal! É tão fofinho! (de querido, que ainda não lhe afinfei o dente, apesar do cheirinho dele). Vou levar para mostrar aos meus amores. Os míudos vão achar o máximo e cheira-me que o graúdo vai aceitar um cházinho mais logo para partilhá-lo comigo.

Festarolas e afins

É preciso uma grande ginástica. São muitos detalhes e pormenores para ter tudo pronto e alinhado para receber como gostamos os nossos amigos e familiares. Uma pessoa dá quase em maluca e fica a frizar o esgotamento físico, mas vale cada minuto de dedicação e esforço. É que há coisas que só podem ser de uma maneira - bem feitas, com aquele carinho. É mais forte do que eu. No entanto estou longe de ter tudo perfeitinho como gostaria. Mas com os anos vai-se aprimorando detalhe a detalhe. Depois tenho sempre a sensação que passou tudo depressa demais, que não consegui dar atenção e ter aquela conversa com todos os presentes. É ver as crianças a crescer e os reencontros de quem só se vê nestas ocasiões. Enche-me o coração. É por estes momentos que vale a pena viver e todos os esforços e coisas menos boas que nos acinzentam os dias. Sinto sempre que faço isto 50% por nós e 50% para os amigos e familiares. Eles merecem e cada um retribui à sua maneira. E este ano tive uma ajuda in-loco e mais duas comparências de peso à festa que me deixaram muito felizes. De há uns anos para cá decidi começar a fazer os bolos para os meus filhotes. Sou pessoa dada aos trabalhos manuais  e sinto que é mais um miminho que lhes faço. Este ano houve dois bolos. O da praxe para os amiguinhos na escola e o da festa com amigos e familiares. Se o primeiro foi encomendado ao pormenor pelo meu pinguizito piri há bem mais de um mês, que o rapaz começa a pensar na festa dele com meses de antecedência, o segundo foi uma total surpresa. Deu algum trabalho, sobretudo porque, para ser surpresa, tive de fazê-lo fora de horas, mas valeu bem a pena. Ver a cara dele ao ver o bolo e receber aquele abracinho apertado quando estava a deita-lo, com um "Obrigado, Mãe. Adorei o meu bolo dos Angry Bird. És uma mamã lindona." sussurrado ao ouvido fazem-me ter forças para mover montanhas. Que é aquilo que sinto que me cai em cima no fim de cada uma destas festas!


 



terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Quem vos avisa...

Depois não digam que não foram avisados!


sábado, 15 de dezembro de 2012

Momentinho musical

Há momentos em que gosto de ouvir coisas destas. Uma forma diferente de abordar Bach. Lembro-me que na minha primeira gravidez nos primeiros meses só conseguia ouvir música clássica. Passava o dia com os fones nos ouvidos (o que é difícil...) e andava sempre com CDs de música clássica atrás. Assim, como na segunda não conseguia comer peixe, eu que adoro e poderia passar vários dias seguidos sem me queixar. Enfim... coisas e paranóias que ainda estão por ser desvendadas ou não!

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Em total STRESSSSSS

Nos últimos dias dei por mim a acordar a meio da noite e cedo de manhã, quando, no entanto, ando cansadíssima. Hoje de manhã aconteceu-me o mesmo, mas fez-se luz - estou em STRESS TOTAL. Estas próximas semanas vão dar comigo em doida, entre anos do mais novo e múltiplas (uma delas mega) festas. Natal na nossa casa. Festa familiar de arromba entre Natal e Passagem de Ano (sim, não havia necessidade de ser agora nesta altura, mas há coisas que não escolhem hora e esta foi uma delas). Comprar prendas de Natal nossas e de quem não consegue comprar e delegou em MIM (e estamos cá uns para os outros, como é óbvio). Outras actividades, que eu sou de me meter em tudo e depois dá nisto nestas alturas mais apertadas! Mas como não sou de me dar a stresses e deixar que estas coisas dêm comigo em doida, hoje cheguei cedo ao trabalho e a primeira meia hora foi por minha conta. Peguei numa folha em branco e fiz um esquema onde coloquei TODAS as preocupações que me assolam para os próximos dias/semanas. Tudo escrito preto no branco, tudo descarregado naquela folha A4 com letra muito miudinha e sobrou pouco espaço em branco. Está justificado o meu stress. Não imaginam o peso que me saiu logo de cima. Até parece que fiquei a respirar melhor e um sorriso iluminou-me o rosto. E agora que está tudo planeado, todos os meus tempinhos livres estipulados e destinados, vou pôr mãos à obra. Tchau aí! Se me virem a correr de um lado para o outro, não estranhem. Mas sempre com um sorriso nos lábios e olho no objectivo final. Contribuir para uma vivência em pleno, minha, dos meus, família e amigos. Porque daqui a algum tempo só fica a lembrança do quanto soube bem.

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

E é hoje...

...longe, mas o nosso coração está convosco. Que corra tudo bem. Olhos nos olhos, mão na mão que têm um longo caminho pelo vossa frente. Nós estaremos sempre cá para vocês.


It's the Day! ... Somewhat faraway, but our hearts are with you. Hope the best. Look to each other, holding hands. You have a long way to go/be together. We'll always be here for you.

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Desalinhanços linguísticos

Veio um colega meu pedir-me se eu tinha "uma saca plástica". Eu, devo ter ficado a olhar para ele uns instantes, e ele à minha frente a sorrir à espera da minha resposta... e depois lembrei-me "Espera! Ele é do Porto!". Retorqui também a sorrir :"Um saco de plástico, não é? Devo ter...".

É que uma saca na minha terra é onde se colocam batatas e afins e costumam ser de rede ou ráfia. Mas o plástica fez-me o clic.
Desalinhanços linguísticos dá nisto, mas fazem-me sorrir e pensar como realmente o que pode fazer sentido para nós não é necessáriamente o que faz sentido para outros e pensar que a nossa aceitação desta realidade faz toda a diferença no trato que temos com quem nos rodeia.

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

O fim do Câmara Clara???

Será mesmo verdade!? Acabei de ver neste mundo de informação que é o Facebook. Não quero ir procurar a ver se é mesmo verdade. Prefiro a réstia de esperança de que seja mais um flop e que 2013 ainda me traga mais Câmara Clara. Snif.




terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Isto não se faz

Cheira a algodão doce no meu trabalho. Como raio é que uma pessoa se concentra? Estou à espera a qualquer momento do apito estridente para o início da volta no carrocel...

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

E porque não em Lisboa?

Vale a pena ver e reflectir um pouco. Será que não conseguíamos ter mais ciclovias? Não estaremos nós preparados para as rentabilizar. Cada vez mais vejo pessoas a andarem de biciletas.

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=BqhZMh6dQNM

Será que as 7 colinas continuam a ser desculpa?

Ajudar o Banco Alimentar a ajudar mais


O Banco Alimentar está a recolher bens alimentares. Quem não teve oportunidade de fazer a sua doação este fim-de-semana ainda poderá fazê-lo online até ao próximo Domingo, dia 9 de Dez. Espreite aqui e ajude. Infelizmente há cada vez mais gente a precisar.

Rabanetes à minha moda


Adoro rabanetes cortados em cruz, com manteiga no corte e salpicados de sal fino. Hum... E estes souberam mesmo bem.

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Campanha anti-tabagista

Eu costumo ser bastante incisiva quando falo acerca de fumar, mas estes tipos batem-me aos pontos. Quando olhar para alguém a fumar espero não começar a ter visões de massa cinzenta a liquidificar e a começar a sair pelo nariz ou pelas orelhas....

http://visao.sapo.pt/fumar-apodrece-o-cerebro=f698845

domingo, 25 de novembro de 2012

Novas frutas

I:"Mãe, podes dar-me daquelas maças marretas que eu gosto muito."
Pai:"Marretas?"
I:"Cadernetas?.."

Tenho um filho mesmo dado a rimas...

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

É tão verdade!

Não pude deixar de pôr esta!!!

(via pinterest)

E com uma semana de intervalo, mais uma vez Parabéns ao H

E hoje foi porque correu como se não houvesse amanhã e numa renhida corrida de corta-mato arrebatou o primeiro lugar do pódium. Com o aconselhamento do Pai que se armou em treinador, conseguiu. E o orgulho do irmão! Haviam de ver. Primeiro ficou aflito no início da corrida quando o mano não conseguiu partir logo a liderar a corrida. Diria quase que em pânico, porque era impensável o irmão não ganhar. Foi o primeiro a correr para ele e a abraçá-lo ainda estava ele no corredor para receber a água após cortar a meta e quando estava a ser fotografado para a prosperidade com a sua medalha, pelo fotógrafo da escola, abraçou-se a ele a sorrir para o fotógrafo para tiraram a foto juntos. São lindos os meus filhotes e é maravilhosa a cumplicidade que os une.

Gordon Neufeld

Recomendo a leitura deste artigo acerca do Sr.Gordon Neufeld, psicólogo clínico canadiano.

Ele alerta para o facto de que os pais devem ser sempre a relação mais importante para a criança e para os perigos subjacentes às situações em que os amigos pesam mais do que os pais.
Para além do livro "Hold on to your kids", tem diversos DVD's sobre temas como "Raising Children in a Digital World", "Making sense of Discipline" ou "Making sense of Adolescence".
Este Sr. não é apenas teórico, pois educou 5 filhos.


http://lifestyle.publico.pt/artigos/313190_porque-devem-os-pais-por-os-filhos-a-chorar#.UKy_wh9MFeY.facebook

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Meias @#%&

Se há uma coisa que detesto é uma meia. Digo uma, porque significa que tenho que encontrar a outra. E normalmente sobra sempre alguma que teima em ficar sozinha. Eu que sempre usei meias pretas e cinzentas agora compro meias às riscas, tipo arco iris. Vale tudo menos parecenças com as meias dos meus homens. Aqueles pés que eram pequeninos já se aproximam do 36. Já fico a olhar para algumas meias a pensar se serão dele ou do pai, ou até minhas. Agora só quero meias rosa, roxas e cores dessas, pirosices de gaja, tudo para restringir ao mínimo de dúvidas. Baahh! Detesto mesmo meias!

Uii...

Aproxima-se mais uma crise! Essa, uma crise de Felicidade...

Pelo menos já terei alguma justificação e não valerá a pena esquadrinhar a minha vida à procura de explicação, apenas deveria esquadrinhar o meu ADN.




http://www.publico.pt/Ci%C3%AAncias/os-chimpanzes-e-orangotangos-tem-uma-curva-da-felicidade-tal-e-qual-como-nos-1573208

Ausências

Ando ausente, pois ando. Novos projectos, novas ocupações e o realinhar do quotidiano constante para se adaptar a este iô-iô de agenda que é a minha. Disseram-me há pouco tempo, quando me convidaram para um destes desafios, perante a minha resposta de que não sabia... pois tinha pouco tempo: "Óptimo! Queremos gente com pouco tempo, porque é normalmente quem sabe mesmo o que fazer com ele.".
Acho que é mesmo isso. Tenho tão pouco tempo para fazer o muito que quero fazer que ocupo-o todinho. Sobra pouco para ver as nuvens passarem no céu. E às vezes é preciso tempo desse...

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Parabéns H

O meu filhote é um menino às direitas. É o que chamamos um anjo na terra. Tem um altruísmo, uma empatia para com o próximo, uma serenidade e maturidade inatas. Faz parte dele. A educação que recebe por nós e na escola apenas fortalece e engrandece aquilo que nele é natural. Agora com 9 anos já começa a ter algumas atitutes mais irreflectidas e por vezes reacções enflamadas, mas tão raramente e logo a seguir faz a introspecção e vai pedir desculpas de acordo com as suas acções. E é por isso tudo e por ser meu filho que foi com uma grande felicidade e orgulho que ontem o vi  receber o Prémio de Mérito de Melhor Aluno do Ano da turma dele, referente ao ano lectivo passado. Este prémio foi entregue perante toda a comunidade escolar e ele estava radiante.
Quando me contou (eu já sabia pela escola) a honra que ia receber estava excitadíssimo tanta era a felicidade, mas mesmo assim acrescentou: "Mãe, este prémio é do ano passado. Fico mesmo contente e dá-me vontade de ainda fazer melhor este ano, porque acho que este ano estou um pouco pior, nas aulas e um bocado no comportamento. Se calhar não merecia este prémio se fosse sobre este ano. Sabes, às vezes tenho uns comportamentos piores do que tinha o ano passado. Mas eu vou voltar a ser melhor.". E isto diz tudo.

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Sugestão de Prendas de Natal

Não lavar a mais de 60º, ou não lavar de todo. Pelo sim, pelo não, será melhor comprar o modelito preto onde não se nota muito a sujidade. Preços? Não sei.... e acho que nem quero saber....


segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Filme dedicado aos nossos "vizinhos Alemães"

Vale a pena ver, mas é preciso recordar que há uma parte da origem da crise que conseguimos influenciar mudando a nossa forma de encarar a poupança, a fiscalização, a passividade perante a corrupção, o despesismo e uma grande falta de proactividade. A culpa não é só dos políticos, dos banqueiros e dos alemães. Muita gente diz que se farta de trabalhar e é verdade. Agora é preciso ver se trabalham da melhor maneira, da forma mais produtiva, com objectivos bem definidos.

Mudemos nós o nosso país um pouquinho a cada dia, começando pelas nossas acções. Das pequeninas às grandes.

http://www.youtube.com/watch?v=OB8pKYZmkqI



Play list adulterada

Que eu esteja pró em música infantil. Conheça as letras e músicas todas e mais algumas, tudo bem. Que eu tenha perdido o controlo do rádio do carro, tudo bem (já lá vão 9 anos, estou habituada). Agora que eu tenha de ouvir "gangnam style" em modo repeat... Tenham dó!!!!!!

domingo, 11 de novembro de 2012

Festejos de São Martinho



Não há foto da água-pé, mas rezou a história que era da boa. Aqui a menina como anda a antibiótico não pode provar. Bom S.Martinho!!!!

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Amixi mak it #01


Não está bonito? É uma bolsa para guardar telelé e carregador. Fica pousado na bancada ou pendurado na tomada enquando carrega. Não deu para tirar foto com o telelé, pois estava de serviço a tirar a foto. Gostam?

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Há coisas que me fazem "espécie"


Como é que pomos homens na Lua e ainda não conhecemos todos os animais na terra. Sobretudo tão grandes. Insectos e passarinhos ainda percebo, mas isto...

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Alguém sabe?

Alguém sabe que planta é esta? Quais os cuidados? Do que gosta? Alguma dica?? Recebi de presente há pouco, mas sem instruções. Parece ser da família dos cedros pelo aspecto das "folhas"... Bem, vai lá para fora e depois logo se vê!

Sobremesa

Adoramos fisalis. E estes estão tão saborosos. Obrigado aos meus papazitos.

Um dia de férias

Na sexta-feira tirei um dia de férias. Mmmm, soube tão bem. Sobretudo porque estive até quarta a ver se conseguia ou não tirá-lo.  Meu maridinho quando se apercebeu também se organizou para estar disponível. E assim, sem estar programado andámos a namorar... Primeiro tratámos de umas burocracias (ah, pois! A vida custa a todos...). Fui fazer o meu Cartão de Cidadã(o). Finalmente!! Pediram-me para sorrir sem mostrar os dentes. Quem consegue?!?? Fiz duas tentativas e lá fiquei "muito bem", segundo a senhora lá do sítio. Após mais de duas horas lá conseguimos ser atendidos pela última sra. e fomos logo avisado:"Vamos despachar-nos que faltam 4 minutos para eu ter os meus 30 mins de almoço". É que nós já nos queríamos despachar há muito mais tempo do que isso!! Não deveria ser esse sempre o mote e não só quando se avista o almoço?? Adiante!
Seguimos para o Chiado, passeámo-nos por lá armados em turistas. Houve um instante quando houvimos um músico de rua em que fomos assim remetidos para as ruas de Paris, num cenário à la Amélie Poulain... Maridinho queria apresentar-me um restaurante que conheceu há pouco e do qual gostou - Café no Chiado.


É um cantinho muito agradável. Apreciei bastante. A comida tem requinte e sabor caseiro. Tem uma pequena esplanada bastante convidativa à qual fugímos por andarmos a tentar escapar a uma constipação que nos andava a rondar (e conseguiu! Está a atazanar-nos o juízo, entre espirros, dores de cabeça e dores de garganta - estou quase afónita!). Depois fomos comer a sobremesa ao Santini. Geladinho de limão e framboesa. Tãaaoooo bom.... Mais umas compritas e umas castanhas assadas e fomos. O tempo estava óptimo para este passeio outonal. Fico tão orgulhosa de ver tantos turistas a deleitarem-se com o que é nosso.

Truques para o quintal e jardinagem

Para quem gosta de jardinar e tem uma hortazinha biológica, eis uns truques para usar a Natureza a nosso favor e evitar ao máximo o uso de pesticidas:

 1. Se a Mosca branca
for um problema durante o verão devido às condições quentes e húmidas. Em vez de recorrer a produtos químicos, deve dar uma mangueirada por baixo das folhas. Ou deve ferver folhas de manjericão, deixe que arrefeça e logo de seguida deve pulverizar as folhas afetadas com o líquido da fervedura.


2. Plantar arbustos de Lavanda/alfazema junto das árvores de fruto para deter a traça;

3. Raminhos de alecrim espalhados pela roupa afastam as traças e os bichos de prata;

4. Alecrim plantado junto de cenouras e feijão afastam a mosca da cenoura e os besouros do feijão;

5. Arbustros de Salva afastam as formigas e acredita-se que também os ratos;

6. Deve plantar-se erva-doce junto das portas e por baixo das janelas, pois afasta as melgas e mosquitos e as moscas;

7. Plantar manjericão junto dos repolhos/couves, feijões e tomatos para protegê-los de pragas;

8. Um spray de essência de alho (100gr de alho esmagado+ 1/5 l de água e 10 gr de sabão neutro) pode ser utilizada para matar/afastar pulgões, pulgões de algodão, mosca do feijão, grilos e gafanhotos

sábado, 3 de novembro de 2012

Conversa pesada pela manhã

Às 7:40 da manhã- I:"Mãe!!!... Porque é que existem planetas? E como é que existem os animais e as pessoas? E porque é que as pessoas existem? Para fazer o quê? Porque é que vivemos?"

Isto tudo assim de enfiada. Glup! Mãe acaba de engolir torrada e prepara-se para responder a estas questões deveras existenciais. Tenho que começar a ler-lhe uns livrinhos filosóficos que tenho por aí. Para ser mais levezinho vou começar pelo 'Mundo de Sofia'.... Acho que os 20 minutos de leitura antes de ir para a cama vão tornar-se mais desafiantes....

(como é óbvio não vos vou maçar com as minhas respostas)

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Pequenos pedaços de felicidade

É uma emoção muito infantil, mas adoro ver arco-iris. Surge-me logo um sorriso, procuro vê-lo todo. Ver as cores. E acabei de ver um, bem garrido e assim tive um pequeno momento de felicidade e fiquei com um grande sorriso para o dia.

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Origens e ADN... não há como negar

Afinal, apesar de eu ser "altamente evoluída", o ADN não engana. Primeiro andei embalada ao colo, em carinho de bebé, deitadinha na minha cama, num tapete no chão. Depois comecei no gatinhanço. Um dia, de repente segundo os meus pais, comecei a andar. E então, assim que pude, era ver-me trapar a tudo o que podia ser trepado. Ia para a escola equilibrada nas protecções para o estacionamento indevido que havia nos passeios. Era só vislumbrar uma árvore que aguentasse com o meu peso e lá estava eu empuleirada. Subia até onde conseguia e equilibrava-me o mais alto que podia, acompanhada de um bom livro, e ficava lá até me encontrarem e obrigarem a descer para comer ou ir embora. Afinal era o meu gene de australopiteca que lá no fundo, lá no fundo ainda estava (está?) bem activo.


http://www.publico.pt/Sociedade/lucy-a-australopiteca-ainda-trepava-as-arvores-1568832

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Recomendo leitura #01


Recomendo a leitura deste artigo. http://www.paisefilhos.pt/index.php/destaque/5552

De uma forma algo indirecta foca aqui algo muito importante na dinâmica de uma família. A velha questão de que os Pais são facilitadores da vida dos filhos, mas não devem ser quem faz as coisas pelos filhos. Eu sempre fui um pouco contra as Mães e Pais galinhas, mas isso deve-se sobretudo à minha educação e vivência. Atenção que estes pais galinhas estão sempre com as melhores das intenções, mas na minha opinião castram um pouco os filhos no que é o crescer com a devida autonomia e conseguirem com tal fortalecer a sua autoestima. Há muito quem se sinta "mais Mãe" (ou "mais Pai", não quero aqui melindrar o sexo masculino ;) ) por tratar das coisinhas todas dos filhos, mesmo quando eles já têm capacidade para o fazerem. Vêem isso como uma forma de acarinhar e amar mais e melhor os seus filhos. Será? Este artigo foca a possibilidade de as pessoas serem assim, por acharem que esse é o papel delas - é o que é suposto fazerem, e se não fizerem isso então o que fazer com a vida delas? Eu sou a favor de passar as responsabilidades para os filhos aos poucos, conforme a idade e as suas capacidades (cognitivas, emocionais e de horário). Isto não é amar menos. Lembro-me de me deparar com algumas situações estressantes e pensar para os meus botões: "É pá, se eu consegui fazer xxxxxx, vou então conseguir fazer isto que não é mais difícil, nem mais importante que xxxxxxx. Deixaram-me fazer xxxxxx é porque acreditavam que eu ia conseguir.". E este pensamento que tive várias vezes possibilitou-me ultrapassar muitas barreiras e ir além dos meus medos e receios. Dou muita autonomia aos meus filhos e também lhes tento incutir um grande sentido de responsabilidade pelo que são as suas coisas, a sua vida. E vejo que eles sentem-se crescidos e vejo-os a crescer. Mas continuo a dar-lhes beijos e miminhos como se eles fossem uns bebézinhos. E eles adoram e retribuem.




quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Tipos de Amizade

Três tipos de amizade são vantajosos e três tipos de amizade são nocivos. A amizade com um homem que fala sem rodeios, a amizade com um homem sincero, a amizade com um homem de grande saber, esses três tipos de amizade são úteis. A amizade com um homem acostumado a enganar por uma falsa aparência de honestidade, a amizade com um homem hábil para adular, a amizade com um homem que fala bonito, esses três tipos de amizade são nocivos.

Confúcio, in 'A Sabedoria de Confúcio' (d'aqui)

A minha querida RTP2...

... parece que afinal vai manter-se como está. Ora aqui está uma boa notícia para variar!

http://www.publico.pt/Media/administracao-garante-que-rtp2-vai-manterse-1568465

ZZzzzzzzz

O pinguim mais novo anda em modo ZZzzzzzz... Na segunda-feira adormeceu pelas 20.00 e foi directa até de manhã, saltando a hora do jantar. Quando o despertador tocou, mesmo assim teimava em não despertar. Para o pequeno-almoço foi massa à bolonhesa, que esperava por ele do jantar da véspera. Ontem, mal se viu no carro deu-me logo o recado :"Hoje não quero falar". Encostou-se e zuta, aí foi ele para o mundo de Morfeu. Eu nem queria acreditar. Eram umas 19 horas. Quando cheguei a casa deitei-o no sofá sem cortesias para sua excelência, na esperança que despertasse para o jantar. Qual quê! Quis foi dormir. E como "dormir é meio sustento", uma hora depois peguei nele e fui pô-lo na cama sem grandes cuidados, como muitos beijinhos à mistura a ver se acordava. Nada! E lá ficou. De manhã foi ele que se levantou e apagou o despertador. O irmão até estava espantado: essa tarefa costuma ser (SEMPRE) dele. Acordou tão bem disposto e foi direitinho para o banho, não sem perguntar pelo jantar - arroz com carne grelhada. Humm, nã... A ementa não lhe agradou e requisitou a ementa B: Ovos mexidos com uma tigela de iogurte azul avulso, outra de cereais e um copo de água. Logo à noite se quiser fazer o mesmo mando-lhe um copo de água à cara!!

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Aatttchimm

É só espirros, faltas de apetites e cansaço. Pinguim mais novo quis fim-de-semana alargado e então ficou de choco em casa na sexta-feira aproveitando que os avós estavam lá para tratar dele. Ao fim da tarde, após ter ao longo do dia umas quantas subidas de febre até quase aos 39º, virou-se para a Avó e declarou que já estava bom e que podia ir para a escola. A Avó surpreendida explicou-lhe que a Mãe e o Mano já estavam quase a chegar a casa porque a escola já tinha acabado. O certo é que a partir dessa altura nunca mais teve febre. É muito decidido o meu filho, até nas doenças quando diz que acabou, acabou mesmo. Eu cá tive que recorrer aos meus amigos Brufen e Mebocaína, o maridinho ainda foi ao Ben-U-Ron (cada um a sua droga!) e o pinguim mais velho anda com falta de apetite e de vez em quanto com frio. Anda aqui qualquer bicheza, mas estamos a dar luta. Por enquanto estamos a aguentar-nos.

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Efeitos colaterais da Crise #01

Dou conta dos efeitos colaterais que a Crise tem na minha vida quando quero pôr a tostadeira a arranjar, procuro na net o ponto de assistência mais próximo e preocupo-me em telefonar primeiro para confirmar se a empresa ainda está aberta e, então, em segundo lugar confirmo se fazem mesmo a dita assistência.

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Qual é a probabilidade?

De eu hoje ter falado com o meu homem de que deveríamos pensar em comprar outra nintendo para juntar à que eles partilham religiosamente e ao segundo há uns dois anos. E de no caminho para casa eles me pedirem o mesmo justificando quase com os mesmos argumentos... E quando conversei com o pai eles estavam a kilómetros de nós. Little sons are watching us???

Complicómetro

Há quem goste de ligar o complicómetro e ver a maioria das coisas pelo lado mais obscuro. E quiçá ajudar a alimentá-lo. Mas o que fazer? Tenho cada vez menos pachorra para partir em cruzadas para resgatar terceiros. Sobretudo quando estes são "chegados circunstanciais". Não confundir com a dedicação aos "chegados para a vida". E por vezes não é com base em parentescos e linhas temporais que se delinea esta selecção.

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Para quem queira saber #02

Aqui vêm mais infos e detalhes fiscais. Eu sei, eu sei... não queremos saber... mas infelizmente temos que saber...

Deduções IRS 2013

Comentário a um post da Concha

Eu tenho um serviço bom da SPAL que coloquei na lista de casamento e me foi oferecido pelos familiares, amigos e completado por nós. Quando olho para ele vejo mesmo isso, algo dado pelos amigos, a ser usado com eles. Tenho outros pratos que vou usando no dia à dia, mas normalmente no dia à dia uso o serviço bom. É conforme me apetece. Nas refeições festivas ou para alguma ocasião aposto nos apontamentos, numa toalha melhor, numa apresentação mais cuidada, num arranjo de flores e numa ementa especial. Mas por norma sou contra "as coisas boas", as "roupas de Domingo", as mantas e capas para proteger as coisas. E não, não sou consumista e nem ando sempre a renovar tudo. Sou altamente "recicladora" e gosto de coisas antigas. Apenas acredito que temos que viver a vida em pleno e não deixar para amanhã o que se pode fazer hoje, tanto nas responsabilidades como nos prazeres (infelizmente, nem sempre se consegue...)

http://saidosdaconcha.blogspot.pt/2012/10/servico-bom-special-china-set.html

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Que vontade #01

Que vontade que eu tenho de estar com os ortelhos na areia a ver os surfistas naquela água geladinha...

http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/nacional/actualidade/160-mil-em-peniche-com-o-mundial

Viva Las Vegas!!!

O Elvis é que não! Mas olha, se tiver que ser, venha de lá o da poupita.

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Para quem queira saber

Querer, querer, ninguém quer. Mas lá que temos que saber para fazer contas à vida, temos...

Aqui fica:

Novos escalões do IRS, para declaração anual

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Hobbies e Desafios

Já fiz o molde. Já cortei o tecido. Agora estou ansiosa por conseguir costurá-lo... Aguardem por novidades nos próximos dias!

terça-feira, 9 de outubro de 2012

O tempo não pára

Tenho constatado que os meus filhotes estão a crescer a olhos vistos em todos os sentidos. E cai em mim uma saudade de quando eles eram mais bebezolas. Coisas de mãe...

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

E começou o fds prolongado...

...com panquecas e doce "Bonne Tante"! Foi vê-los a devorar o pequeno almoço. Bom feriado!

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Felicidade é sempre uma escolha


Happiness is always a choice. You can’t wait for circumstances to get better. You have to create your own good fortune. So look for ways to be happy every day. — Joel Osteen*

(* minha tradução: Felicidade é sempre uma escolha. Não pode esperar que as circunstâncias melhorem. Tem que construir a sua sorte. Procure formas de ser feliz todos os dias. - Joel Osteen)

É claro que há acontecimentos que nos ultrapassam, mas vejo nas formas de ser feliz todos os dias o foco nas pequenas coisas do dia-à-dia: carinhos à nossa cara metade, um abraço apertado nos filhos, um olhar e um sorriso de simpatia com quem nos cruzamos. Apegarmo-nos aos afectos e não ao materialismo. Olhar a Natureza (por enquanto) ainda não é taxado...
 
 

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Apresento-vos um dos meus Hobby - costurar


Há aproximadamente 1 ano descobri o meu gosto pela costura e o potencial desta descoberta. Tenho feito várias coisas. Normalmente sempre para dar a alguém e até já vendi, mas esta bolsa que vos mostro hoje foi concebida especialmente e à medida para mim. Sempre que queria levar a minha garrafa de água para o trabalho ou andava a correr atrás de um saco de papel "apropriado" ou levava-a em braços. Além de estorvar um pouco no meio de tantos sacos, não era lá muito apresentável. Assim surgiu a minha bolsa. Reparem lá no pormenor feliz do tecido que parece estar a borbulhar. E fiz a alça de maneira que desse para ter vários tamanhos, para poder levar à mão, ao ombro mais curto ou mais comprido. A alça foi uma reciclagem daquelas fitas de pôr ao pescoço com cartões ou chaves que são dadas como brinde. Este meu hobby tem quase sempre uma vertente de reciclagem. Já testei, já veio passear comigo ao trabalho umas 3 vezes e está aprovada!

Hoje oiço... #1

Esta menina aqui. Apresentada por esta Sra que costumo ler. E estou a gostar muito.

Tenho alguma dificuldade em ouvir música no trabalho. Tento várias vezes, mas quando dou por mim já os fones jazem na minha secretária e eu já nem sei quantos minutos aguentei com eles nos ouvidos. Como esta manhã estou numa de tarefas rotineiras vou ver se me aguento algum tempo.

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Bússolas que desorientam

Os telemóveis parecem bússolas. Sei que deve existir por aí alguma app free - aplicação grátis dito de uma forma mais fashion - com a proeza de transformar os smartphones em bússolas, mas não é disso que estou a falar. Do que estou a falar é de que cada vez mais se vêm pessoas na rua, no carro, nos centros comerciais, enfim em qualquer lado a andarem com o telemóvel esticado á sua frente a lerem e a teclarem parecendo que nem olham à sua frente, seguem guiados como se levassem uma bússola na mão. O que dizer da vida das pessoas que preferem se refugiar num telemóvel do que conversarem com quem os rodeia. O que está á volta deles não é interessante o suficiente? Não os desafia? Não lhes enche as medidas? Ou será que nem estão conscientes do que se passa à volta deles?
Mas não deveriam eles participar no enriquecimento dessa interacção? Tanto estimulo cerebral não lhes frita o cérebro? Se não, cá para mim deve congelar um pouco a vida à sua volta.

Pois é!

Não deixes para amanhã a felicidade que podes ter hoje...

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Maneiras "fixes" de ensinar

O H vem a explicar-me no carro que tem um novo amigo na sala dele. É o Jeremias, o esqueleto pelo qual vão aprender e aprofundar conhecimentos de anatomia. Estava todo divertido a contar-me que a Profª D ensinou-lhes um truque para distinguir o cúbito do rádio. Disse-me que era só fazer "fixe" com o polegar e lembrar-se que o polegar era a antena do rádio. Ou seja, quando se faz o gesto de "fixe" (pedir boleia) o osso que fica virado para cima é o rádio e o que fica para baixo é o cúbito. Concluiu que a Profª dele tinha maneiras muito "fixes" de ensinar e depois desmanchou-se a rir que nem um perdido com o trocadilho.
Passado uns minutos confirmo se se dizia cúbito. Ele responde que sim espantado por eu não ter a certeza e eu esclareço-o que como aprendi estas coisas em França era para ter a certeza do nome. Ele acaba de se prontificar para me trazer os livros dele ao fim-de-semana para eu poder estudar as coisas "como-deve-de-ser" em português. H:"Eu até te posso ajudar e explicar-te o que a D. nos ensina para ficares a saber melhor e não teres dúvidas.".

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

A infinitude do conhecimento wébico

I:"Mãe, sabes que houve uma explosão muito grande que começou o universo?"
Eu:"Sei, sim. É o Big Bang"
H:"Aquele que está em Londres?!"
Eu:"Não, esse é o Big Ben."
H:"Ah, pois é!"
I:"E quem é que fez esta grande explosão?"    

(...pensei rapidamente como lhe explicar isto sem lançar o caos naquela cabecita...)

Eu:"Isso os cientistas ainda estão a ver se descobrem."

(olhem para mim muito orgulhosa da minha resposta!!!)

I:"Oh, Mãe, então vai ver à Internet!"

... (eu própria gostaria de ter visto a minha cara perante esta "ordem")


Eu:"I., isto não está na internet..."
I:"Não?! Então não está tudo na internet? Tu vês lá tudo!"




Gosto de gente assim...

Gosto de gente assim, com a cabeça no lugar, de conteúdo interno,
idealismo nos olhos e dois pés no chão da realidade.
Gosto de gente que ri, chora, se emociona com uma simples carta,
um telefonema, uma canção suave, um bom filme, um bom livro,
um gesto de carinho, um abraço, um afago.
Gente que ama e curte saudades, gosta de amigos,
cultiva flores, ama os animais.
Admira paisagens, poeira e escuta.
Gente que tem tempo para sorrir bondade, semear perdão,
repartir ternuras, compartilhar vivências
e dar espaço para as emoções dentro de si,
emoções que fluem naturalmente de dentro de seu ser!
Gente que gosta de fazer as coisas que gosta,
sem fugir de compromissos difíceis e inadiáveis,
por mais desgastantes que sejam.
Gente que colhe, orienta, se entende, aconselha,
busca a verdade e quer sempre aprender,
mesmo que seja de uma criança, de um pobre, de um analfabeto.
Gente de coração desarmado, sem ódio e preconceitos baratos.
Com muito AMOR dentro de si.
Gente que erra e reconhece, cai e se levanta,
apanha e assimila os golpes, tirando lições dos erros
e fazendo redentoras suas lágrimas e sofrimentos.
Gosto muito de gente assim...
e desconfio que é deste tipo de gente que DEUS também gosta!
"Arthur da Távola"

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Estas coisas ultrapassam-me

Hoje uma amiga minha contou-me que não conseguiu colocar a filha dela no 5º ano na escola pública. Na escola do agrupamento da zona dela 50 crianças ficaram de fora. Parece que reduziram o número de turmas porque não havia professores suficientes...
Então e aquela conversa de ah, e tal, não se colocam mais profs porque não há crianças... Ah, mas pode ir às escolas mais perto da residência tratar de inscrevê-la onde quiser. Pasmem-se! Estavam todas sem vagas... Agora pode mudar-se para o Alentejo que lá deve haver vagas... Ou será que também já não haverá?

sábado, 15 de setembro de 2012

Rescaldo do dia H

Correu tudo muito bem. Ele é mesmo um anjo, portou-se lindamente, super calmo. Tão calmo, tão calmo que no recobro não queria acordar, dormia serenamente. Ao fim de mais de uma hora lá tive que o despertar. Só esteve acordado uns 20 mins e depois voltou logo a dormir. E dormiu e dormiu. Penso que se não voltássemos a acordá-lo já ia directo para a noite toda. É que tínhamos uma prendinha à espera dele - uma caixa Pokemon! Foi uma surpresa e ficou muito contente. Mas a euforia só durou uns 5 mins porque depois ficou impaciente e queria ir para casa.Viemos logo ontem para casa, mas só chegámos a casa já passava das 22.30. Ele passou muito bem a noite. Eu é que tive uma despertina nada habitual e já estou acordada desde as 5.25. Acordar várias vezes para ir vê-lo não deve ter ajudado. Enfim, cuidados de Mãe! Ontem no regresso a casa comentou que pensava que uma operação fosse mais complicado. E hoje disse que pensava que a operação iria ser muito pior e que iria ter muitas dores. Quando lhe dei o Ben-u-ron a seguir ao pequeno-almoço perguntou-me se era mesmo preciso. Agora estamos de baixa até 25 de Setembro.

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Dia H

É hoje que o meu filhote H vai ser operado... E eu estou já aqui em modo "ver-se-isto-passa-depressa". Já comeu o reforço matinal - ovo mexido e uma salsicha, mais um copo de água. A partir de agora é jejum! Aiii, já estou a vê-lo daqui a três horas agarrado à barriga a gritar de fome, ele que está sempre "cheio de fome".
Vou deixá-lo entretido a ver televisão e vou pintar o cabelo. Para ver se o tempo passa rapidinho. O I já foi para a escola. Thanks Good temos uns amigos que o levam para casa ao fim do dia. Os filhos deles têm uma actividade desportiva com ele ao fim da tarde e simpaticamente ofereceram-se logo para ficar com ele para podermos nos dedicar inteirinhos e sem mais preocupações ao H. Obrigada Família E!! Obrigada também à M que também se tinha oferecido para ficar com o I. Nestes momentos é reconfortante ver o apoio que temos à nossa volta.

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Mãe = Zangona

I:"Oh, Mãe, quem manda em casa és tu!"
Mãe:"Eu e o Pai."
I:"Não, só tu."
Mãe:"Porque é que sou só eu?"
I:"Porque tu és zangona."
Mãe:"Zangona?"
I:"Sim, és tu que te zangas muito comigo, ralhas comigo e dizes que não posso ver televisão e jogar nintendo. Tu és a zangona da casa e és tu que mandas."
Mãe:"Ahhhh"
I:"Mas eu gosto muito que tu sejas assim porque ajudas-me a portar bem."

...

Coração de Mãe derretido e cada vez mais convencida que no fundo eles sabem que estamos a zelar por eles e até nos agradecem isso. Nunca pensei é que fosse tão cedo! Sempre imaginei que fosse conversa para ter comigo quando já estivesse nos trintas e tivesse sido Pai. Ou senão é graxa porque ontem não teve ordem para ver Televisão e jogar nintendo por vários "incumprimentos" na véspera :)

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Carta ao Presidente, da Bad Girl

Gosto de ler estar moça. Escreve bem e diz as coisas sem papas na lingua. Há coisas com as quais não concordo, mas pelo menos faz-me pensar. E com esta concordo plenamente. Sinceramente não sei bem o que ele deveria dizer, mas lá que deveria dizer alguma coisa, devia.

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Conversas piscatórias...

H: "Para pescar é preciso que o peixe morda."
I: "Oh, H! Os peixes não têm dentes!"

Ena! Cheguei aos 100 posts

Reparei agora mesmo por acaso que acabara de escrever o meu centésimo post. Será motivo de festa?? Pff... se calhar não. Sei é que comecei o blog na continuidade do meu primeiro blog, mas já mais focado na minha vida no seu todo e não apenas na vertente "filhos" (claro que eles são constante por aqui, mas isto é apenas um pequeno reflexo do que eles representam na minha vida) e não sabia se isto iria durar. Pelos vistos já durou até aos 100 posts. E tenho gostado. E tenho algumas visitas assíduas. Umas sei quem são, outras não. Ainda me faz um pouco confusão pensar que poderão ser pessoas que não conheço de lado nenhum, mas é mesmo assim. Fico contente se gostarem de passar cá pelo estaminé.
Um dos primeiros pensamentos que tive quando vi que tinha chegado a esta meta remeteu para os meus tempos de 7º e 8º ano em que fazíamos festas espontâneas quando chegávamos às centésimas lições de Português e de Matemática. Lembro-me de acabarmos as aulas com gente das turmas que estavam a ter aulas nas salas vizinhas, já com tortas dancake e garrafas de coca-cola e de sumol nas mesas e a dançar ao som de um rádio que surgira do nada. Bons tempos, boas memórias! E só por me relembrar isto acho que valeu a pena o meu centésimo post! Hurra! Hip, hip, hip, Hurrrrraaaa!!!

Azares

Será azar ou teimosia? A verdade é que qualquer que seja a origem o corpo é que paga... A avó R fracturou umas costelas. E ainda estamos a ver se há mais algum osso lesionado.

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

bits e bytes (continuação)

A seguir vem: o petabyte*! Não, não é peta, nem treta, são é muuuuuitos bytes!!!!


* Equivalente a 1000 terabytes, ou seja a 1000 000 000 000 000 bytes (UFA!)

bits e bytes e ...

Quem gosta de informativês tem de saber usar alguns termos como: bit, byte, kbyte, megabyte. Mas com a evolução no armazenamento e transmissão de dados também apareceu o terabyte. E o que é que temos a seguir? Alguém sabe? Resposta num post seguinte. Não percam....

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Vamos lá a estrear o serviço novo da escola

Na reunião do arranque escolar soube que a escola iria ter enfermeiro na enfermaria a tempo inteiro. Pensei: "Boa ideia!". Mal sabia eu...
Hoje estava a almoçar com a minha amiga M quando recebo uma chamada da escola em que a conversa começa assim: "Boa tarde, daqui fala o enfermeiro X e gostaria de falar com a Mãe do I.". Num espaço de segundos ainda pensei: "Ena, até estão a fazer um contacto pessoal aos pais para explicar como vai funcionar o serviço". Mas ainda antes de ele continuar ocorreu-me que isso era um absurdo e preparei-me logo para as novas que viriam a seguir. Ora o I caiu no recreio e ficou a chorar agarrado ao braço direito a dizer que lhe doía muito. Já tinham dado Ben-U-Ron, e feito um despiste à coisa. Na opinião do enfermeiro X ele estava "muito relutante em utilizar o braço" e apesar de ele achar que o braço não estaria partido seria aconselhável ser visto por um médico. De momento estava lá sossegado a fazer gelo, mas sem mexer o braço. Lá almoçamos semi-a-correr e eu já a pensar que lá se iam as próximas semanas de aprendizagem. Teria que ir para as aulas de braço ao peito. Deixei a M no trabalho e lá fui ter com o meu I que me recebeu com aquela cara de sofredor-altamente-corajoso-pronto-para-amputar-o-braço. O enfermeiro explicou-me tudo direitinho (nota 10 para o novo serviço da escola!) e lá fui com o lesionado que aproveitou logo para pedir colo, regalia perdida há algum tempo (o rapazito ja tem 21 kg!!!). Eu bem que lhe mostrei os meus sapatos com salto de mais de 10 cms (compensados como é óbvio), mas nada o demoveu. Fazia aquela cara, gemia um pouco, semicerrava os olhos e deixava cair ligeiramente a cabecita para trás (quem é mãe conhece o truque). E eu coração-mole-de-mãe, mesmo com saltos altos peguei nele ao colo e lá fomos. Chegados ao Hospital (ao colo) perguntou logo:"Oh, Mãe este é aquele Hospital que tem uma sala com televisão no canal Panda, não é? Podemos ir para essa sala?". Eu, Mãe cheia de truques, retorqui:"É, filhote, mas só quem chega a andar a pé é que pode ir para essa sala, os outros meninos têm de ir para outra lá ao lado e acho que essa não tem televisão. Não achas melhor ir para o chão?". Responde-me ele:"Hum, está bem, mas ainda estamos longe lá da entrada, anda, anda e mesmo quando estivermos a entrar onde eles nos vão ver é que me pões no chão." MANHOSO! E lá tive que o levar ao colo. Resumindo. A médica achou melhor tirar raio X porque parecia fractura do rádio. Viu-se que afinal não havia nenhum osso partido e então ela pediu-lhe para apalpar novamente o braço e, traz! deu-lhe lá uns puxões, já com a enfermeira a segurá-lo por trás. Haviam de ver a gritaria dele, eu só lhe dizia "respira, I, respira!" Que com a dor ele já estava a fazer aquela coisa de "prender o choro".  A médica mandou aguardar perto de 30 mins para ver se conseguia voltar a mexer o braço e ele nada, não o mexia. Mais medicamentos para as dores e a médica que andava sempre ali a rondá-lo pediu para ver o braço novamente. E aquele rapaz que é realmente crente nos médicos e na medicina lá lhe entregou o braço perante o meu espanto, mesmo após aquilo que ela lhe tinha feito. Novo puxão e novo grito e choro, mas aí ela disse logo que tinha sentido o cotovelo a encaixar que já estava tudo OK. Mas qual quê, quem é que o convencia a mexer o braço e utilizar a mão. Dizia que iria doer e não queria mexer nada. Mas perguntou várias vezes quando é que a Dra punha aquela coisa no braço para ele usar e mostrar aos amigos. Mãe cheia de truques em acção novamente:"A Dra não pode por-te isso aí no braço porque tu não consegues dobrar o braço e assim não dá para pôr. Eu depois ponho-te um lenço meu lá em casa". Suspirou e disse:"Um lenço teu?! Está bem... Vou tentar...". Inspirou fundo como se fosse mergulhar para debaixo de água por uns bons minutos e mexeu logo o braço. Olhou espantado para o braço e gritou:"Já funciona outra vez! E não doí!". A Dra. virou-se para a enfermeira e disse:"Um lenço da mãe não tem jeito nenhum, traga lá isso para o menino levar o braço ao peito." e piscou-me o olho. O I vinha com um sorriso enorme que não se continha de orgulho de vir com o braço ao peito e por ele ia direitinho para a escola para mostrar aos amiguinhos. Tive que tirar logo foto para a prosperidade, mas já sabem como sou por questões de segurança, bla,bla e tal, não a ponho aqui.