Sketching

domingo, 31 de março de 2013

E não queria deixar de...

Desejar-vos uma Boa Páscoa!


Por cá andámos à caça de ovos... Foi um delírio!


terça-feira, 26 de março de 2013

Castigado?!?

O meu filhote mais novo ficou assustado quando ouviu na Rádio que o Ronaldo estava castigado e não jogava. Perguntou a medo se "nunca mais" e como era possível se ele era "o melhor"?!?

Dados sobre a criminalidade

Acabo de ouvir na radio que o Observatório para a Criminalidade verificou que dadas as condições sociais o facto de não se verificar um aumento da criminalidade deve-se ao bom trabalho das forças policiais.
Eu cá questiono-me se não será mais devido aos nossos criminosos terem seguido o conselho do nosso Primeiro e também eles terem emigrado.

quarta-feira, 20 de março de 2013

Homens, leiam isto, pf.

Vá, isto de ter certas capacidade "superiores" às dos homens depois dá nisto  (clic!)

A próxima vez que acordar com dificuldade e rabugenta pela manhã vou dar a desculpa: "Desculpem-me, mas usei demasiado o cérebro ontem". Agora só preciso de descobrir porque acordam os homens rabugentos...


Dia Internacional da Felicidade

O ano passado as Nações Unidas instituiram que o Dia Internacional da Felicidade passaria a ser comemorado a 20 de Março. Hoje!

Não sentiram nenhuma centelha invulgar de Felicidade hoje de manhã quando acordaram? Não?!

Hoje surgirão muitas definições e pareceres, uns mais científicos de que outros. Uns mais lamechas, outros nem tanto. Mas afinal o que é a Felicidade? Acho que é esse mesmo o objectivo das Nações Unidas: vamos lá pôr o Mundo a pensar sobre a Felicidade... E vocês já pensaram sobre o que é a vossa Felicidade? 
Eu acredito que ela está nas pequenas coisas, todos os segundos da nossa vida, em todas as decisões... É um meio, não um objectivo. É uma forma de estar, uma filosofia de vida. É ver sempre o copo meio-cheio e não meio-vazio. É livrar-nos do supérfluo e focarmo-nos no que é mesmo, mesmo importante. É muita coisa, mas acima de tudo é nossa. Só nós sabemos o que é a nossa Felicidade. Pode ser a coisa mais ridícula, um sorriso na cara de um desconhecido, uma piscadela de olhos, o vislumbrar de uma flor, de uma cor bonita, algo que nos toca a alma... Mas nunca pensar que a "Felicidade do vizinho é melhor que a minha". 

E como disse o António Feio: "Façam o favor de ser Felizes". Mas não só hoje... um pouquinho todos os dias.

quinta-feira, 14 de março de 2013

Obrigada

E à minha espera quando cheguei a casa, um pão caseiro ainda morno. É com estas coisas boas, pequenas lembranças, partilhas e atenções que se constroem dias bons.

quarta-feira, 13 de março de 2013

Educar para a Ética no Desporto

Mensagem muito importante!  Vejam (clic!) para ficarmos mais sensibilizados e para ajudarmos os nossos filhos a serem melhores desportistas e acima de tudo viver o desporto da forma mais saudável e divertida possível. Acredito que inconscientemente muitos pais se enquadrem nestes exemplos e se parassem 1 segundo para pensar nisto evitariam estas situações.

terça-feira, 12 de março de 2013

Work @Home

Tenho o privilégio de poder, de tempos a tempos, trabalhar um dia de casa. Para mim faz todo o sentido. A minha profissão permite-o, o meu feitio adapta-se perfeitamente, a minha sanidade mental clama por isso. Primeiro, organizo previamente muito bem o que quero fazer. Quer das minhas tarefas profissionais, quer das caseiras. Depois é uma questão de organização de tempo. Logo que acordo ligo a máquina (vulgo PC) e dou logo uma virada nos mails enquanto trato da miudagem e afins. Levo-os à escola e ainda antes das 9.00 já estou em casa a trabalhar. Costumo preparar logo um tabuleiro com comes e bebes para não interromper o ritmo do trabalho. Normalmente na "pause café" da manhã - uns 15 mins, aproveito para ir estender/preparar uma máquina de roupa ou despejar a máquina da loiça. À hora de almoço faço o almoço e o jantar - é um dois em um fantástico! E por vezes ainda preparo refeições para os restantes jantares da semana. Tudo em modo polvo. A tarde, novo tabuleiro (o que querem, o tabuleiro não é muito grande e eu estou sempre a mordiscar algo). Hoje estava numa chamada mais demorada, quando dei por mim estava a varrer a cozinha - se estivesse no trabalho estava a fazer os 100 metros para trás e para a frente no corredor. Mania minha de ter alguma dificuldade em estar quieta quando falo ao telefone. Da parte da tarde não costumo fazer "pause café". Prefiro terminar pelas 18. e pouco para ir buscar as minhas crias à escola. Adoro a calmaria, não ter barulho à minha volta, ouvir o chilrear dos pássaros, uns latidos ao longe e até o cantar do galo me encanta nestes dias (noutros nem por isso...). E ao contrário de colegas meus que dizem que em casa não se conseguem concentrar, eu produzo a 200%. ADORO trabalhar em casa. Certo que não seria capaz de fazê-lo numa base diária, mas uns dois dias por semana... Hum, hum... Isso é que era qualidade de vida.

sexta-feira, 8 de março de 2013

Feliz Dia da Mulher

Porque este dia celebra todas as Mulheres e relembra as suas lutas passadas, as presentes e estimula as futuras. Porque é um dia que leva a certas reflexões. Porque é um dia que é mais um motivo para mimarem as mulheres da vossa vida. Por isso tudo e por tudo o que significa ser Mulher:

FELIZ DIA DA MULHER!!


Aproveito para referir, que não, as mulheres não são iguais aos Homens e, por mim, não deveriam tentar sê-lo. Apenas querem ter as mesmas oportunidades. Umas têm, outras não. Umas porque não se põe a isso, autodescriminando-se, outras porque encontram barreiras à sua volta, dos colegas, dos amigos, da família. E não necessariamente só dos Homens. Por tudo isso, muita força, muita energia e muita dedicação para continuar a ser Mulher na sua total plenitude.

quarta-feira, 6 de março de 2013

Filosofar para além das regras gramaticais


Hoje estava a percorrer "as gordas*" do facebook e deparei-me com este artigo (clicar!). Sinto o mesmo quando acompanho o meu filho em Português, mas de outra forma. Sinto que há uma falta de rigor e coorelação da palavras com a sua génese que deixa-lhes o conhecimento a meio caminho. Não ponho aqui em causa a qualidade da professora e da escola que frequenta. Pela minha experiência já percebi que é um mal geral. Não se filosofa sobre as matérias, não se filosofa para além das regras gramaticais. Não se questiona o porquê de certas formas de escrita. Tentam fazer isso lá para o 3º Ciclo, mas nessa altura já as crianças deixaram de gostar de Português (acredito que no primeiro ano, na aprendizagem das letras e na vitória e satisfação de aprender a ler, as crianças, na sua maioria, gostam de Português). Mas será que há tempo para isso? Será que a disciplina está estruturada para tal? Será que há interesse em ensinar mais o nosso Português? Pelo sim, pelo não sempre me preocupei em fomentar o gosto pela leitura nos meus filhotes. O mais velho devora livros e o mais pequeno, que se inicia agora nas leituras, parece estar com muita vontade de começar a fazê-lo.


* Entenda-se : as letras gordas, não vá gerar-se aqui alguma confusão de segregações físicas.

terça-feira, 5 de março de 2013

Agora posso dizer...

... e bons! Apesar de que ainda vou fazer uma tentativa com alterações na quantidade de açucar e fermento antes de passar a receita para o meu caderno. São muffins de framboesas, uma receita da minha mana M. (tks, querida!). O F gostou e comeu logo dois com uma caneca de leite ainda estavam eles mornos. Esta manhã o I comeu um ao pequeno-almoço e adorou, por seu lado o H provou a custo e não gostou. Saldo positivo!

segunda-feira, 4 de março de 2013

Quentinhos e...

... ainda não sei se bons. Mas pelo cheiro parece-me que é mais uma receita a escrever no meu caderno de receitas. Daqui a pouco já vos digo.

Vai ser lindo, vai

E o tempinho que está? Se isto não melhorar nos próximos dias e com as greves que se avizinham vão ser umas manhãs lindas...

domingo, 3 de março de 2013

Um viva à (boa) vizinhança!

Sai uma grilhada mista com arroz de grelhos de couve aqui para a mesa do canto.

E um grande agradecimento ao meu vizinho que veio ontem bater-nos à porta para oferecer um molhe de grelhos de couve. O resto do molhe já tem destino planeado...

sábado, 2 de março de 2013

Mazelas

Ontem fiquei prior da garganta. Doía-me imenso e decidi chamar um medico cá a casa. Quando chegou fiquei surpresa por verificar que não era português. O F perguntou-lhe de onde vinha - Colombia.   Mas o interessante é que me reforçou o que eu estava a tomar, mas nada de antibiótico! O F há duas semanas com os mesmos sintomas levou logo com antibiótico. Dá que pensar...

sexta-feira, 1 de março de 2013

I e seus raciocínios lógicos retorcidos

I: "Oh, Mãe, tu não devias ser tão esperta!"

Eu: "Não devia ser tão esperta!? Porquê?"

I: "Porque assim tu compravas-me carteirinhas dos Skylanders todos os dias e não só uma por semana. Porque é que a Avó D. te ensinou tão bem?!! Não devias ter aprendido tudo o que os avós te ensinaram! Há mães dos meus amigos que não são assim tão espertas e compram carteirinhas todos os dias e às vezes muitas de uma vez. Elas não pensam que eles não precisam de ter tantas e que não se deve gastar tanto dinheiro nisso."


Retorcido, não é? Isto com tom de birra em auto-controlo.


ahhh! E obrigado, Mãe e Pai! Mais um reconhecimento da boa educação que me deram.