Sketching

sábado, 29 de junho de 2013

Miam! Lanche guloso e fresco


E para o lanche uma tartine de Nutella com Kiwi saído do frigorífico. Fresquinho, fresquinho... e muito doce...

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Parabéns à Michelle Brito!!

Michelle Brito afastou hoje a número três mundial, a tenista Sharapova, na segunda ronda de Wimbledon. Vejam aqui (clic!). Eu nem sou grande adepta de ténis (lembra-me as tardes infindáveis de Rolland Garros que tinha de gramar na TV na minha infância), mas o nosso orgulho nacional gosta sempre destas notícias, destas vitórias que também são um pouco nossas. Não tive oportunidade de ver telejornais ainda hoje. Espero que tenha merecido o devido destaque.



Gozar o momento

Hoje estava no pouf com um livro de Dinossauros, com o I sentado entre as minhas pernas e reencostado em mim. Era a hora da leitura. Só que hoje, quem leu na integra foi ele e com poucas ajudas e correcções. Pois ele autocorrige-se e repete as palavras para as dizer correctamente. De repente tive um flashback e lembrei-me que esta sementinha, este gosto pela leitura foi plantado há mais de 6 anos, quando, tendo ele poucos meses, eu já lhe mostrava livros e lia pequenas histórias que muitas vezes parecia nem estar a ouvir. E é nestes pequenos momentos que faz tudo sentido. Vê-lo a correr para se despachar para ter tempo para "a história". Saber que o H, mais velho, já diz não querer partilhar dessa rotina, mas vê-lo sempre ali de roda de nós. Com o seu livro, não partilhando da nossa história, mas sentado junto de nós, embalado pelas nossas palavras. Apertá-los bem forte, saboreando cada segundo, com a certeza que é assim que se constroem os melhores alicerces - do gosto da leitura, do estar, da complicidade...

domingo, 23 de junho de 2013

Noções de duração

Estamos a caminho de casa e diz o Pai a apontar para uma estrada ao longe: "Estão a ver aquilo ali é onde vamos passar". Responde o I: "Oh! Ainda falta uma Maternidade!".

sábado, 22 de junho de 2013

Comer macacos do nariz faz bem à saúde

Uma pessoa depara-se com uma notícia destas (clic!) e pensa... Bem, nem vou dizer o que pensei. Lá vem a velha teoria das crianças ciganas...

quinta-feira, 20 de junho de 2013

RIP James Gandolfini

Ou melhor, Tony Soprano... Não gosto muito do género, mas passei horas da minha vida a ver os Sopranos, no que se chama de compromisso matrimonial (o meu homem adora e uma mulher tem de fazer sacrifícios destes). E este Sr. assim que parece que é um amigo de família. Paz à sua alma. (Clic!)

Amiximaki outra vez em acção!!

Já não era sem fim!!!! Puxa... Tenho passado perto do meu Atelier (nome pomposo para um canto da casa dedicado aos meus momentos artísticos de toda a ordem) e olho para ela - a minha querida máquina de costura - e suspiro, pensando que não tarda terei tempo para voltar. Ontem foi o dia! ahhh... Queria fazer companhia ao meu maridinho, pois são mais que escassas as horas em que conseguimos estar juntos, sobretudo só os dois. Então armei-me com tecido, agulhas e afins e fui marcar uns trabalhos para perto dele. Ele ali a trabalhar afincadamente no PC e eu com tudo espalhado no tapete aos pés dele. Cada um concentrado nos seus labores, mas lado a lado. Estar, assim, perto, em silêncio, mas estar. Isto é um bocadinho da explicação do que é o Amor. O nosso. E o que é que eu estava a fazer? Vão ter de esperar uns dias para ver...

terça-feira, 18 de junho de 2013

A importância do dormir

Sempre acreditei nisto (clic!). O que eu ficava irritada com os meus pais quando me mandavam ir para a cama tão cedo. E no dia seguinte, quando os meus colegas na escola comentavam os filmes que eu não podia ter visto por já estar deitada, a minha mágoa adensava-se. Mas é daquelas coisas a que comecei a dar valor ainda não tinha chegado à idade adulta. Notava bem a diferença a nível físico e mental nos dias que não conseguia dormir o normal. Penso que a facilidade sentida no meu percurso académico se deve em muito a ter sempre a cabeça fresca e estar sempre bem dormida.

É algo com que me debato muito hoje em dia, na educação que dou aos meus filhos. Também por ser muito difícil encontrar esse equilíbro diário entre as horas dormidas e as horas passados juntos. Há dias que facilito um pouco mais, mas noto logo no humor deles no dia seguinte. Corre tudo pior. Além das horas dormidas das crianças também as horas dormidas dos pais são vitais. Pois para ter a paciência e discernimento necessários para educar da melhor forma os nossos filhos só dormindo como deve de ser. Para não falar nos problemas conjugais que poderiam ser evitados com mais umas horas dormidas... Bem isto do dormir menos do que se deve tem aqui facetas a abordar que dariam muito pano para mangas, como se diz na gíria.

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Happy Birthday G!!!

It has been quite a crazy day arround here, but we don't forget it's your day! (Nicely informed by M ;) ). I hope yours will be amazing. Enjoy it! In August we'll party for all "Birthday apart time". Hugs and Kisses from PT

Uma visita improvável

Mas há momentos em que temos de estar com quem nos está no coração.

terça-feira, 11 de junho de 2013

Pequenos prazeres e uma mente com imaginação galopante...

O meu jardim está a desabrochar! E como é o primeiro ano, tudo isto é uma novidade. Tinha alguma noção de quando algumas plantas deveriam dar flor, mas como só foram plantadas em Outubro não tinha a certeza se este ano já mostrariam o ar da sua graça. Mas penso que todas sem excepção estão a florescer. Não resisti a uma fotoreportagem para imortalizar a minha alegria e também para me lembrar das cores das flores. Alguma apenas sabia que seriam ou brancas, ou roxas, ou rosas, ou amarelas, ou... Enfim, não sabia mesmo o que sairia dali.


Também já por cá esvoaçam borboletas, visitam-me um casal de melros e um casal de viúvas com um pequenote que ainda parece uma bola de penugem. Quando estava a tirar estas fotos os pais ficaram aflitos. O pequenote estava empuleirado no muro das traseiras a piar desalmadamente pelos pais. Uma das aves estava pousada em frente a ele na varanda e piava sistematicamente com um som curto e alto. Parecia estar a dar-lhe ordem para ter juízo e se calar para não ser apanhado por aquela "coisa enorme" que tinha surgido no jardim "deles" (euzinha!). Outra ave surgiu aflita no muro do lado esquerdo e começou a fazer um som que parecia um bater de bico e a virar-se para mim. Aí percebi que estavam mesmo aflitos e fui-me afastando devagar, sem movimentos bruscos. Esta última ave (não sei se o pai, se a mãe) ainda pulou pelo muro a acompanhar a minha retirada, sempre a fazer aquele barulho com o bico. Que vontade de rir que me deu! Ia sofrendo um ataque de um casal de viúvas no meu próprio jardim!!! Por momentos lembrei-me do filme das gaivotas de Alfred Hitchcock... E ainda me deu mais vontade de rir!!!

domingo, 9 de junho de 2013

S.Pedro?

Dá para apresentar uma reclamaçãozita?

quinta-feira, 6 de junho de 2013

Canteiro de aromáticas

Estou maravilhada com o meu canteiro de aromáticas. Mas até à data, excepção feita aos coentros que já alegraram muitas saladas e arrozes cá em casa, pouca utilidade dei às restantes. No entanto já estou motivadíssima (tenho tido alguma ajuda para esta motivação, vejam aqui (Clic!)) e quero ver se começo a incluir os tomilhos e a salva nos meus cozinhados, e se exploro os diferentes sabores de hortelãs em chás e afins. Também tenho uma erva cidreira, mas está com muito mau aspecto. Andei a explorar se teria caracóis ou alguma lagarta, mas não dei com nada. O meu maridinho decidiu dar-lhe uma valente poda e agora está cheia de rebentos. Vamos ver se arrebita. Estas duas primeiras montagens de fotos são do dia da plantação (a luz já nem está muito boa, porque já foram tiradas ao entardecer e estavamos em finais de Outubro). As fotos actuais virão em breve






quarta-feira, 5 de junho de 2013

Cabecinhas pensadoras...

Há cá cada ideia!

Vejam esta (clic!). Se fosse carteiro tentaria não entregar em mão... Ou se tivesse de ser, era entregar e fugir a 7 pés!!!

Parabéns a mim!

Pela primeira vez tirei o dia de férias no meu dia de anos. Não foi verdadeiramente um dia de dolce far niente porque tinha muito  que arrumar da festa do meu pequeno grande rapaz que tinha feito anos na véspera (tanto que agradeci em pensamento à minha Mãe querida que é uma ajuda para lá de preciosa nestas festas e que no final deu um daqueles jeitos na cozinha que deixou quase tudo orientado. E não posso esquecer a minha prima C que é imparável e arregaça as mangas e despacha tudo o que é loiça que se amontoa nos preparativos e durante a festa). De manhã ainda tive de fazer mais um bolo para levar para o lanchinho de parabéns na escola com os amiguinhos da turma dele. No entanto fi-lo em modo no-stress - um pouco diferente dos dias anteriores!!

A partir do lanche é que entrei em modo relax total... Instalei-me num pouf no jardim a tentar iniciar um novo livro. 

 
Ao fim de quase uma hora e meia lá peguei nele e li umas parcas páginas. No entretanto estive mesmo em estado Zen a ouvir passarinhos e a ver o esvoaçar de pássaros e insectos, e estive à conversa com a minha querida Madrinha e Prima F (que para mim foi sempre só F!) que me ligou a dar os parabéns. Ao final da tarde fui buscar os meus catraios e fomos jantar Sushi - adoramos! Juntaram-se a nós a M e a B e foi um jantar muito animado e gostoso. Soube muito bem. Foi um dia passado nas calmas pautado por pequenos mimos e atenções. E penso que isto vai virar tradição... 




sábado, 1 de junho de 2013

Começou a produção de morangos!


Acabados de colher e há lá mais para os próximos dias. Estes foram colhidos pelo Pai e pelo filho mais velho - o H. O I achou que eram ainda poucos e não valia o esforço para se levantar do sofá.

Acabadinha de sair do forno!

Que tal uma fatiazinha? Vou mas é deitar-me que o cheiro desta quiche está a dar-me cabo do juízo...