Sketching

quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

Mais uma experiência na minha Slow Cooker - Frango à la Coq au vin


Experimentei uma nova receita na minha slow cooker, baseada numa receita francesa - Coq au vin. Que é frango com vinho acompanhado com cenoura, cogumelos e neste caso alho francês. 

O tempo que costumo dispensar à mistura de todos os temperos nesta receita é substituído pelo tempo gasto no corte das cenouras, dos cogumelos a meio (se forem grandes) e do alho francês. Mas é um descanso fazer um prato destes na minha slow cooker. É chegar a casa e ter a casa a cheirar divinamente e só me preocupar em fazer o restante acompanhamento.



Pode ser acompanhado com arroz, puré, couscous ou até massa esparguete (não sou fã desta última opção...). Os miúdos (aaarghhhh...) não apreciam os legumes. O H ainda come os cogumelos, mas olha de lado para o resto. O I gostou muito do frango feito desta forma e já me disse que posso repetir muitaaaas vezes. 

Pode ser guardado no frigorífico por uns quatro a cinco dias dias. Entre uns que vão almoçando e não jantando, é óptimo ter esta comida no frigorífico para aliviar a pressão e poupar tempo na preparação de refeições.




Ingredientes:

4 fatias de bacon
3 colheres de sopa de azeite
Pernas de frango
1 embalagem de Cogumelos frescos
3 chavenas de vinho tinto
1 alho francês em pedaços grandes
3 cenouras grandes em pedaços grandes
2 folhas de louro
2 tranquinhos de tomilho ou 1/2 colher de sopa de tomilho seco
1 colheres de sopa de polpa de tomate
2 dentes de alho fatiados
Sal a gosto (+- 2 colheres de sopa rasas)
Pimenta se desejar (eu não costumo usar)

Se quiser engrossar o molho:
3 colheres sobremesa de maizena (amido de milho)
1/4 de chávena de água


Instruções:

1 - Corte o bacon em pequenos pedaços

Se quiser elaborar um pouco mais no sabor pode optar por estes passos. Se não, pode colocar todos os ingredientes directamente na slow cooker e ligá-la.

2 - Frite o bacon, numa  frigideira grande. Remova o bacon e coloque-o na slow cooker..
3 - Adicione o azeite à gordura de bacon e passe as coxas de frango na frigideira. Retire-as quando ficarem douradas e vá-as colocando na slow cooker.
4 - No final de dourar o frango adicione os cogumelosà frigideira e saltei-os levemente. No final coloque-os na slow cooker.
5 - Coloque alho, alho francês e cenouras na slow cooker.
6 - Deglaceie a frigideira com o vinho tinto, raspando a parte inferior da frigideira com uma colher de pau para misturar bem todos os sabores. Deixe ferver um pouco o vinho tinto e passe-o para a Slow cooker.
7 - Adicione folhas de louro, tomilho e tomate. Se estiver usando tomilho fresco, crie um raminho com as folhas do louro para que eles possam ser facilmente removidos antes de servir.

Cozinhe em High/Alto por 5-6 horas ou Low/Baixo por 7-8 horas. Pessoalmente prefiro sempre fazer em Low e reduzo um pouco o tempo. Neste caso coloque por 7 horas.

Se quiser engrossar o molho (eu normalmente salto este passo), remova os vegetais e o frango para o recipiente em que vai servir prato e mantenho quente. Retire as ervas. Misture a maizena e a água fria numa tigela pequena até que a maizena dissolva bem. Coloque a slow cooker em High/Alto e adicione a mistura da maizena ao molho mexendo bem até este engrossar. Despeje o molho sobre o frango e vegetais e sirva.

quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

A politica vista de forma pragmática pelo I

Vínhamos esta manhã no carro a ouvir as notícias e é noticiado que a solução do Trump para responder aos tiroteios nas escolas é armar os professores.

Surge um grito do banco de trás: - "É essa a ideia do Trump!? Os professores terem armas!? Só pode estar maluco!!!Só pode estar maluco..."

Comentário de um "mero" miúdo de 11 anos, adequado à sugestão do "só" Presidente de uma das Potências Mundiais.


terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

O Boneco da estante #21


Coitado, voltou a ser atacado! Há todo um mundo na cabeça do I. Por vezes gostava de entrar na cabeça dele para ver quais os "filmes" que andam por lá a passar.



A semana passada a professora de Matemática encontrou o F e disse-lhe que o I estava a melhorar bastante a sua capacidade de estar concentrado na aula dela. Contou-lhe que na última aula tinha rido bastante à conta dele, pois ele distraiu-se de tal forma que começou a cantar alto no meio da aula sem se aperceber (num dos seus mundos deve ser cantor! hehehe). 
O bom é que os professores já perceberam que ele desconcentra-se sem querer. É conhecido por ser cabeça na lua e ir, sem querer, para outros planetas a meio das aulas. Como no fundo ele quer ser bom aluno acaba por tentar ser aplicadinho. O que faz que apesar destas distracções ele até vá tendo boas notas.




Poor thing, the doll was attacked again! There is a whole world in the head of "I". Sometimes I would like to get inside his head to see what is going arround.

.Last week I's Maths teacher found F and told him that "I" was greatly improving his ability to concentrate on her class. She told him that in the last class she had laughed a lot at "I" expense, for he was distracted in such a way that he began to sing loudly in the middle of the class without noticing (on one of his worlds "I" must be a singer! Hehehe).

The good thing is that the teachers have already realized that he deconcentrated himself without wanting to. He is known for distracting himself easily and unintentionally "going to other planets in his head" in the middle of classes. Since he really wants to be a good student, he tries to overcame that what makes him despite these distractions to gets good grades.




Pauvre chose, la poupée a été attaquée à nouveau! Il y a tout un monde dans la tête de I. Parfois, je voudrais rentrer dans sa tête pour voir ce qui si passe.

La semaine dernière, la prof de math a rencontrée F et lui a dit que I arrive à se concentrer mieu dans ses cours. Elle lui a dit que dans le dernière cour elle avait beaucoup ri à ses dépens, car I était si distrait qu'il a commencé à chanter haut au milieu de la classe sans s'en rendre compte (dans l'un de ses mondes il doit être chanteur! hehehehe).

La bonne chose est que les profs ont déjà réalisé qu'il se déconcentre sans le vouloir. Il est connu pour être une tête en l'air et de se rendre involontairement à d'autres planètes au milieu des cours. Comme il veut vraiment être un bon élève, il essaie de contrarier se petit problème, ce qui lui permet, malgré ces distractions, d'obtenir quand même de bonnes notes.

sábado, 17 de fevereiro de 2018

Bolo molhado de clementinas - receita a manter



Hoje fiz um bolo que tinha marcado há uns dia para experimentar. Tirei a receita do blog "As minhas Receitas". Quando vi este post tinha duas gavetas do frigorífico cheias de clementinas e achei que esta receita estava a gritar por mim. 

Hoje foi o dia e ficou provado que foi uma óptima experiência!

Em menos de nada ficou assim:


quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

Também tenho um unicórnio!

Hoje recebi um mimo do I - um desenho de um unicórnio. Segundo ele todas as raparigas  adoram  unicórnios. Eu, pelo menos, adoro este.  


segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018

Em prol da recuperação das minhas vias respiratórias


Após um período bem difícil para as minhas vias respiratórias - ando em modo io-io entre melhorias e pioras há umas duas semanas - parece que consegui estabilizar desde ontem (espero não estar a cantar vitória cedo de mais). O F disse-me ontem que hoje seria um bom dia para irmos à beira-mar dar uma volta e respirar um ar mais saudável. Ainda sem grandes certezas respondi-lhe que seria melhor ficar em casa mais um dia a restabelecer-me, pois não queria apanhar frio. 
No entanto de manhã tínhamos de ir tratar da renovação dos CC dos míudos. Chegámos à loja do Cidadão pelas 10h30 e tirámos a senha C0120 (!!!!). Estava a ser atendida a senha C0019, com vários atendimentos prioritários a serem chamados... aaaahhhhh, pois que segunda-feira, de férias de míudos deve ser mesmo um dos piores dias do ano para pensar ir para a Loja do Cidadão. Decidimos não ficar e arrancámos sem saber muito bem o que ir fazer. Quando dei por nós estávamos a caminho de Monsanto para ver as vistas. 


 Com um dia lindo e sem vento decidimos sair do carro e dar uma volta. Ainda não tinha andado 10 metros tinha o F a dizer-me para respirar fundo (ahahahahah, aí percebi que tinha conseguido levar-me para um sítio tipo "termas" para as minhas vias respiratórias).


Fomos aos Montes Claros, uma parte de Monsanto que não conhecia ainda.


Depois tramou-se, pois enfiei-me pelos trilhos a gozar o pequeno mergulho na natureza. O F adora andar pelo mato, mas a correr ou de BTT. Andar não é propriamente a praia dele. Mas já ando ao tempo a convencê-lo a irmos fazer uns trilhos.

















No final do passeio decidimos ir almoçar à beira-mar - tratamento em pleno para as minhas vias respiratórias. 





Perto das 14h30 estávamos a caminho de casa e decidimos arriscar passar pela Loja do Cidadão para ver em que senha é que estava. A esperança é a última a morrer. E foi uma óptima decisão, estava na C0115!!! Esperamos uns 10 mins se tanto e fomos logo atendidos. Digam lá se não foi um golpe de sorte!

quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

A Mona Lisa que pode estar dentro de cada um dos nossos filhos (ou de nós!)




Este trabalho não é nem da turma do H, nem da turma do I, mas tinha de partilhá-lo. Cada uma delas tem a sua particularidade, e em conjunto fica tão giro. De excecução bem simples, no entanto digam lá se não desperta o lado artístico de qualquer criança (e até o nosso)?

E como é bom vê-los orgulhosos a mostrar aos pais qual a sua Mona Lisa.


terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

O Boneco da estante #20



Numa fase minimalista...




In a minimalist phase...





Phase minimaliste...

segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

Manjares do meu Amor #06


Este fim-de-semana, eu e o H estivemos de "molho". Os dois com o mesmo, uma virose que nos trouxe para começar muito cansaço, o nariz a correr em fio e um dia com febre, sempre a espirrar e com alguma tosse. Depois veio um dia de melhoria para de seguida mergulharmos numa tosse de acordar os mortes, que nos sacode o esqueleto todo. O H, coitado, queixava-se que até lhe doíam os abdominais de tanto tossir. Destinados a passar o fim-de-semana fechados em casa, no sábado o F foi com o I às compras e vieram lançados para fazer um petisco para o almoço:



Polvo panado sobre chutney de cebolacaramelizada, 
com arroz de polvo e couve salteada aromatizada com redução de vinho



sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

Citações da minha Mãe #02

No decorrer daquelas conversas corriqueiras sobre o tempo e comentando o frio e o ventinho gélido que se estão a fazer sentir, disse então a minha Mãe mais um provérbio que eu desconhecia: "Norte frio, água ao rio.".




Ou seja, pela nossa sabedoria popular, tudo indica que após este frio que nos vem de Norte se seguirá chuva. Será?