terça-feira, 20 de março de 2018

Boas vindas, Primavera!



Continua a brindar-nos com a renovação anual de cores e cheiros que alegram os nossos dias e nos relembram que após todos os períodos mais sombrios e frios surgem sempre renasceres.

segunda-feira, 19 de março de 2018

Parabéns, Sofia!



Quando se vê uma pimpolha, que vimos nascer, voar tão alto dá-nos cá um nó na garganta e assoma uma lagrimazinha de orgulho ao canto do olho.

É o culminar de muitas e muitas horas de dedicação, empenho e força de vontade.

Parabéns à Sofia e também ao restante grupo da AcroTeam. Aquele botão dourado da Cuca Roseta foi uma emoção!

Vejam aqui a actuação

quinta-feira, 8 de março de 2018

Manjares do meu Amor #07


Quando dizes que vais comer "qualquer coisa" para o almoço porque estás sem vontade de comer nada e só queres despachar essa necessidade fisiológica para te dedicares a outras coisas e te aparece com este prato para ter a certeza que não comes "porcarias". 

Pelo Dia da Mulher!

Porque ainda há muito caminho a caminhar. Porque apesar de todas as questões de igualdade que se advogam no nosso país, na realidade ainda estamos tão longe dos 100% de igualdade. Alguma vez se conseguirá equilibrar a balança? Alguns dizem que é difícil diferenciar o cavalheirismo do machismo. Outros dirão que as próprias mulheres induzem a diferença. O próprio Dia da Mulher ofende algumas mulheres. Pessoalmente gosto muito de ser Mulher. Há algo que nos distingue dos homens e eu gosto muito do lado bom de "esse algo". Mas só disso. Da nossa sensibilidade. Da capacidade de abarcar este mundo e o outro em tudo o que fazemos. De querer fazer tudo ao mesmo tempo. De, apesar da nossa aparente fragilidade, termos forças que desenterramos, não sabemos de onde, nos momentos mais difíceis que se nos deparam ao longo da vida. Não somos melhores, nem piores. Somos diferentes. Como género, mas muito para além disso como pessoas. Daí não nos devermos deixar cair em generalizações e devermos acima de tudo aprender a olhar para o outro como Pessoa. Com tudo o que a Pessoa nos pode trazer de bom. Potenciar as suas vantagens. E esquecer se é homem ou mulher. Conseguir esquecer isso e tratá-lo como igual. É difícil. Mas estamos cada vez mais perto... Continuemos a caminhar. 

Post de 2016 que ainda faz todo o sentido para mim.

terça-feira, 6 de março de 2018

A ti, Gabo!


Hoje é o 91º aniversário de Gabriel García Márquez - um dos meu escritores preferidos. Lembrou-me esta efeméride este muito bem conseguido doodle da Google.






"Aprendi que um homem só tem o direito 
de olhar outro de cima para baixo para ajudá-lo a levantar-se"
Gabriel García Márquez

sábado, 3 de março de 2018

Das coincidências da vida que quase te fazem acreditar em "coisas"

Há coincidências daquelas que quase nos fazem acreditar em "coisas"... Forças misteriosas... Tenho um amigo no trabalho que acha que eu curo quase tudo com mel. Diz que tenho uma faceta curandeira. Ontem estava a contar-lhe que já percebi de onde é que me vem esta faceta e que me tinha lembrado dele há uns dias. Tudo aconteceu quando o meu Pai me contou que tem um amigo que estava com um problema grave numa perna. Tinha uma zona da pele por baixo de um joelho que começou a ficar muito seca, vermelha, com sinais claros de estar infectada e já estava a iniciar a abertura de rachas. Andava a ser tratado há sumas semanas pelo um médico e com tratamentos quase diários feitos enfermeiras e não estava a querer melhorar. O meu Pai disse que lhe ia preparar uma pomada para aplicar e ajudar a restaurar a pele. O que o meu Pai fez foi comprar uma lata de creme nívea, tirou metade, preencheu o resto da embalagem com mel e 1 colher de sobremesa de azeite. Acho que ainda juntou um terceiro ingrediente do qual já não me lembro... Parece que o Sr aplicou de sexta para sábado e durante o resto do fim-de-semana umas 4 a 5 vezes por dia. No Domingo ligou ao meu Pai espantado e bastante agradecido, pois a vermelhidão e o calor já tinham desaparecido e a pele estava bem melhor. Estava eu a contar-lhe esta história, e a concluir que devem ser os genes do meu Pai que me fazem usar o mel para tudo, quando o meu amigo faz um grande sorriso, dizendo: "Vocês têm é genes de bruxos! Estás a contar-me isso e eu por acaso tenho uma dor num joelho, com a pele também com mau aspecto e... ( tira uma embalagem das pequenas de Nivea do bolso do casaco)... tenho Nivea no bolso. Está visto que esta noite vou fazer o creme do teu Pai!". Ficámos os dois a rir durante um bocado. Não é uma coincidência do caraças!?

sexta-feira, 2 de março de 2018

Mais uma experiência na minha Slow Cooker - Frango Tikka Masala



Antes de ligar a slow cooker

Esta não é bem uma experiência, visto que já é a segunda vez que a faço. Mas visto que na primeira vez acabei por não tirar fotos, fica agora o registo e a partilha. 

Esta receita não é consensual. O F acha que o frango fica algo "seco" (é peito... e ele gosta mais de pernas). O I e o H adoram. Eu ainda estou à procura de ter um molho mais espesso. Claro que ainda não experimentei juntar maizena. Mais porque não tenho maizena na despensa há algum tempo (uso pouco e a que tinha estava com o prazo expirado há muuito) do que realmente não gostar da ideia de engrossar com maizena



Como fica no final



Eis uma foto de como foi servido no nosso jantar temático desta semana (post sobre isto a sair dentro de dias!).

Rendeu aproximadamente 12 doses. O que para nós dá para 3 jantares em família ou dois jantares em família e mais uns almoços a vulso.





Ingredientes




  • Peitos de frango em cubos pequenos
  • 2 colheres de sobremesa de  sementes de coentros
  • 3 dentes grandes de alhos
  • 1 pedaço 2cm por 2cm de gengibre fresco ralado
  • 1 cebola picada
  • 1 lata de tomate pelado (~400 gr)
  • 1 lata de leite de Côco (~400 gr) 
  • 1 malaqueta (sem sementes para ser menos picantes, com sementes se desejar picante) 
  • 2 colheres de sobremesa de  canela 
  • 3 colheres de sopa de Garam masala 
  • 1 colher de sopa de acuçar (não costumo usar) 
  • 2 colheres de sobremesa de sal 
  • 1 colher de sopa de Curcuma
  • 2 colhers de sopa de Cuminhos


Instruções

Cortar os peitos de frangos em cubos pequenos e colocar na slow cooker.

Num recipiente à parte colocar todos os ingredientes e somente 2/3 da lata de leite de côco. Reduzir tudo a puré com a varinha mágica. Despejar a pasta resultante para a slow cooker.

Ligar em High/alto por 7 horas ou Low/baixo por 4 horas.

Servir com arroz basmati bem solto. Pode também polvilhar com coentros frescos picados.

Vi noutra receita que também se poderia colocar 2 colheres de sopa de sumo de limão. Tenho de experimentar para a próxima vez.


quinta-feira, 1 de março de 2018

Companhia na minha caminhada matinal




Tive o prazer de uma companhia especial na minha caminhada matinal com a minha amiga I. Estava um casal de patos a passear tranquilamente. Fomos abrandando quando chegámos perto deles e eles simplesmente abriram caminho, afastando-se, para nos deixar passar. 

Com alguma confiança e respeito há espaço para todos neste mundo. Gosto tanto de me ver envolvida pela "Natureza" que me rodeia.


Uma nota relativamente a este desenho, queria representar as pedrinhas do caminho e não estava a conseguir chegar ao resultado desejado. Então, pela primeira vez, arrisquei-me a fazer aquele truque das salpicadelas do pincel. São salpicadelas muito tímidas, mas gostei do resultado. Olhando para o desenho agora os azuis parecem-me muito esbatidos, mas naquela hora da manhã, com a neblina matinal, o Tejo e o céu apresentavam-se num azul pálido, quase esbranquiçado.