quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Sono e alimentação interferem no sucesso escolar




Porque nunca é demais lembrar que o nosso corpo é uma "máquina química" e que dormir e comer bem são uns dos "combustíveis" indispensáveis para o seu bom funcionamento.


"Dormir bem e comer bem é mesmo muito importante para um bom desempenho escolar, afirmam especialistas norte-americanos.
“Quando as crianças vão para a escola sem pequeno-almoço a sua capacidade de pensamento e aprendizagem podem ser afetada”, refere Krista Casazza, professora assistente no departamento de ciência da alimentação da Universidade de Alabama e Birmingham (UAB), em comunicado.
As crianças devem começar o dia comendo fruta, proteínas e cereais integrais. Devem evitar cereais açucarados porque estes causam um aumento de açúcar seguido de uma baixa de açúcar.
Antes do jantar, se as crianças tiverem fome, os pais podem oferecer-lhes alimentos saudáveis, como iogurte, fruta e legumes. E dar sempre água em vez de refrigerantes.
Além disso, “as crianças têm de dormir bem durante a noite para estar bem na escola”, destaca Kristin Avis, professora adjunta na divisão de medicina pulmonar e do sono na UAB. "A falta de sono pode levar a problemas de atenção e de memória na sala de aula, afeta o controlo dos impulsos e a regulação do humor, e leva à ansiedade e até depressão", explicou.
"Muitas vezes os pais acreditam que por dormir mal uma noite nada acontece, nada mas isso já é o suficiente para afetá-los no dia seguinte”.
Crianças entre os 6 e os 12 anos de idade devem dormir nove horas por noite, assim como os adolescentes até aos 18 anos."

Escrito por Pais&filhos Terça, 06 Agosto 2013

Sem comentários:

Enviar um comentário

Muito obrigada por passar por cá e deixar o seu comentário!