quarta-feira, 11 de setembro de 2013

A intolerância à lactose e a genética

Aviso já que este post é loooonnngggoo e só interessa intolerantes à lactose ou apaixonados por estas coisas do ADN, heranças genéticas ou "coisas-de-saúde".

Eu, que sou pessoa de partilhas e intolerante à lactose, andei nas minhas buscas e encontrei esta informação que adaptei e formatei para partilhá-la convosco. Espero que esclareça quem, como eu, anda a pesquisar sobre este tema.





Qual destas duas afirmações é verdadeira ? 

 A) A intolerância à lactose afecta todos os membros de uma família;

 B) Pode ser-se intolerante à lactose mesmo se nenhum dos pais o forem.



Curiosamente, ambas são perfeitamente verdadeiras . Ora vejam aqui:



Aproximadamente há 10 mil anos atrás, praticamente todas as pessoas no mundo eram intolerantes à lactose. Todos podiam beber leite em criança, mas algures após o desmame os seus intestinos paravam de produzir uma enzima, chamada lactase, que digere a lactose do leite. O intestino delgado deixa de produzir esta enzima porque um determinado gene no cromossoma 2 lhe envia um sinal que lhe diz para fazê-lo. Vamos chamar a esse gene "m".
Os genes são codificadas pelo ADN e, normalmente, os nossos corpos são extremamente bons em fazer exatamente cópias perfeitas do nosso ADN. De vez em quando, porém, os nossos corpos cometem um erro. Estes erros são apelidados de mutações. Algumas são prejudiciais, outras não têm efeito nenhum (pensamos nós!). Algumas mudanças serão realmente úteis.
Só por acaso, então, algumas pessoas devem ter sofrido uma mutação no gene m que mudou, deixando de enviar para o intestino delgado o sinal de parar a produção de lactase. Vamos chamar ao gene mutado "M". Foi esta mudança benéfica ou prejudicial? A menos que bebesse leite fresco em adulto, ninguém notaria que tinha a versão m ou M do gene.
Mas no norte da Europa , surgiram algumas boas fontes de cálcio. E o tempo mais frio permitiu que os agricultores pudessem beber o leite fresco em vez de processá-lo em formas de baixa lactose, como manteiga e queijo. E assim os adultos com gene M podiam beber leite sem sofrer com os sintomas da intolerância à lactose. 
Pessoas com o gene M que, produzem lactase, podem processar o cálcio no leite melhor do que as pessoas com gene m que são intolerantes à lactose. Nessa época um bom aporte de cálcio era especialmente importante. Aqueles que tinham mais cálcio nos ossos eram mais saudáveis ​​e mais fortes. As mulheres eram mais propensas a sobreviver aos partos. O gene M deu-lhes uma muito ligeira, mas importante vantagem genética que propagou o gene M através da população. É por isso que as pessoas de ascendência do Norte da Europa são mais capazes de beber leite em adultos, enquanto a maioria das pessoas de outros patrimónios genéticos não pode. 
Um outro factor também deve ser considerado. O gene M é um gene dominante. Se uma criança o herda de um dos pais, terá tem uma grande probabilidade de vir a poder beber leite em adulto. O gene m é recessivo, a criança tem de herdá-lo de ambos os pais para se tornar intolerante à lactose.


É por isso que ambas as afirmações acima são verdadeiras. 
As crianças que recebem um gene m de ambos os pais tornar-se-ão naturalmente intolerantes à lactose. Então a intolerância à lactose obviamente é transmitida pela família. Da mesma forma as crianças que recebem um gene M de ambos os pais poderam beber leite toda a vida.
Mas fica complicado quando poderá haver uma mistura de genes. Digamos que temos um homem e uma mulher e que ambos herdaram o gene M de um dos pais e o gene m do outro. Ambos, portanto, têm uma combinação Mm , e assim não serão intolerantes à lactose. Se eles tiverem filhos, três coisas podem acontecer. Os seus filhos podem ser MM, e beber leite. Os seus filhos podem ser Mm, o que também significa que eles podem beber leite . Mas - e aqui está a parte difícil - os seus filhos podem, apenas por acaso, novamente, acabar mm e, em caso afirmativo, eles serão intolerantes à lactose mesmo se nenhum de seus pais o eram.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Muito obrigada por passar por cá e deixar o seu comentário!