quinta-feira, 28 de setembro de 2017

Adivinham-se umas noites confortáveis no sofá


Adoro aninhar-me no meio das almofadas no sofá. Como o resto da família partilha do mesmo gosto, há uma certa luta por almofadas (de seguida logo partilhadas) quando estamos todos no sofá. Numa das minhas últimas visitas ao IKEA passei pela secção das oportunidades e dei com um tecido cinza, muito parecido com o tom do sofá, que achei que iria dar umas óptimas fronhas neutras para misturar com as que lá tinha. Às tantas quando são todas muito chamativas fica difícil combiná-las. Estava também bastante em conta - 3,40Eur - e devia dar para umas 3 almofadas. O tecido já lá estava há bastante tempo e eu sem iniciativa tempo para fazer as ditas almofadas. 

No início da semana, lá decidi ir desenterrar o tecido e preparar o fecho a metro para ter tudo a jeito para quando tivesse uns minutinhos para ir fazendo duas almofadas de 48x48. Fecho??...Pfftt...  nem vê-lo... ou já o gastei todo e não me lembro, ou está já de parte para algum projecto que ainda não iniciei. Fiquei a remoer. Não por muito tempo, pois lembrei-me que tinha umas mochilas dos míudos para aproveitar os fechos antes de deitar para o lixo (sim, é a minha faceta recicladora e ecológica no seu apogeo) e fui descozer um dos fechos. Como tinha dois cursores e era comprido, acabei por cortá-lo a meio e assim já tenho fecho para as duas almofadas. Yuppi!!

Depois de ter tudo pronto, fazer a primeira almofada foi um tiro! Aqui têm as fotos. Não fica linda? 


Usei uma técnica muito prática para colocar o fecho. Frente contra frente dos tecidos, coze-se a parte da almofada onde se vai colocar o fecho com um ponto comprido. Abre-se a costura e aplica-se, prendendo com alfinetes, a frente do fecho, com cursor a meio, com os dentes alinhados com a costura. Depois é cozer um rectangulo sobre o fecho (cuidado com o cursor) para prendê-lo, reforçando bem nas pontas com uns pontos para a frente e para trás. No final é abrir a costura dentro do rectângulo e aparece o fecho! 

Coloquem novamente frente contra frente. O fecho deve ficar aberto. Cozam tudo à volta da almofada. Agora é só virar e já está!


Desculpem não ter tirado fotos do processo, mas com a velocidade (pouco tempo que tinha) nem me lembrei. Espero que a minha explicação seja perceptível. 




 Tive a sorte de ter uma linha exactamente no tom do tecido. Conseguem ver a costura ao lado do fecho?


Umas das coisas que fiz foi aproveitar/reciclar as almofadas infantis que tinha nos quartos dos míudos para o sofás da sala. Dentro da fronha verde está uma bela almofada do Noddy.

Desculpem-me o vinco, que com a pressa em ver se ficava bem no meu sofá, nem a passei a ferro. Agora é só fazer s segunda!




Sem comentários:

Enviar um comentário

Muito obrigada por passar por cá e deixar o seu comentário!