quarta-feira, 17 de maio de 2017

O meu "famoso" bolo de chocolate e um pedido de desculpas...


Dois bolos de chocolate que fiz para uma festa na escola dos míudos

Faço um bolo de chocolate no microondas que é uma coisa básica, para lá de simples. Mas é adorado por muita gente. Várias pessoas já me pediram a receita e dou-a com todo o gosto. 

Ou não a dou... porque me esqueço... O meu pedido de desculpas vai para todas essas pessoas. Desculpem-me!!! Ainda ontem fui abordada dizendo-me que ainda não lhe tinha enviado a receita. Ups! Eu nem me lembrava que ma tinha pedido. Sorry, Sara! Por isso. e porque o que é bom é para ser partilhado. aqui fica a receita do bolo de chocolate mais fácil de fazer, com as minhas dicas para ser infalível. 


Na batedeira coloco

1 chávena de chá de farinha (uso farinha Branca de Neve - fina - para bolos);
1 chávena de chá de açucar;
1 chávena de chá de chocolate de leite em pó (uso Nesquik chocolate em pó);
1 colher de sobremesa de fermento para bolos;

Bato devagar para ficar tudo bem misturado e depois vou juntando

3 ovos à temperatura ambiente (tiro-os do frigorífico assim que começo a preparar as coisas para fazer o bolo);
1/2 chávena de chá de leite à temperatura ambiente (abro uma embalagem que não esteja no frio);
1/2 chávena de chá de óleo de girassol

Bater na potência máxima por uns 5 segundos para entrar ar na massa

Entretanto convém já ter uma forma de silicone, preparada para ir ao microondas, untada ligeiramente com óleo de girassol. Despejar a massa e colocar logo no microondas por 7 mins (750W).

Enquanto está no microondas arrumo logo os ingredientes todos e coloco tudo para lavar. Preparo logo um tachinho para fazer a cobertura de chocolate. O que é opcional, pois fica óptimo sem cobertura. Não tão giro, mas bom. O H prefere-o mesmo simples, sem coberturas.

Para cobertura gosto de fazer uma cobertura bem simples. Com a temperatura bem baixa (na minha placa no 5 de 14), coloco:

1/2 tablete de chocolate preto de culinária, com um pouco de
Leite meio-gordo

Mexer muito bem e ir juntando devagarinho
Leite meio-gordo para ir diluindo o chocolate até perceber que fica líquido o suficiente para barrar e agarrar no bolo. 

Pego numa espátula de manhã e vou espalhando o chocolate por cima do bolo, acabando com as laterais.
  

Mas não stressem com o método científico, pois já tive que improvisar por umas duas vezes e o resultado ficou óptimo na mesma. Pelas duas vezes teve a ver com não ter ovos e só me aperceber quando já me tinha comprometido a levar o bolo (com alguém ou comigo própria ;) ). Nunca desisti e então de uma das vezes substitui os 3 ovos por 9 colheres de sopa de manteiga de amendoim (1 ovo = 3 cs de manteiga de amendoim) e da outra substituí por 1 banana muito madura esmagada. Com a manteiga de amendoim o sabor e a cor do bolo ficaram alterados. Na minha opinião ficou um bolo diferente, mas igualmente bom. Com a banana quase não se notava a diferença. De textura e cor ficou idêntico. No sabor, só quem conhece bem o sabor do bolo é que notou que tinha um ligeiro saborzinho a banana, e também ficou óptimo.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Muito obrigada por passar por cá e deixar o seu comentário!