quarta-feira, 11 de abril de 2018

Bolo de maçã, noz e canela




No fim-de-semana em que voltei de férias da Páscoa apeteceu-me fazer um bolo e como ainda tinha tangerinas e clementinas no meu frigorífico e adorámos este bolo (clic aqui!) comecei a por a parafernália toda na bancada da cozinha. 
Estava toda lançada quando me apercebo que não tinha iogurte em casa. Após ultrapassar o "choque" de não conseguir fazer o meu bolo do momento comecei à procura de um bolo parecido sem iogurte. Deu para perceber que todos os bolos parecidos que tenho no meu livro de receitas têm iogurte... Mas estava mesmo decidida a fazer um bolo. Lembrei-me então de um que fazia muito em casa dos meus pais, cuja receita se extraviou - o bolo de noz e canela. Fiz uma busca na net e decidi-me por uma receita que me pareceu muito semelhante à que eu fazia, mas com maçã. Com um sorriso na cara novamente, lá fui fazer o meu bolito. Ficou óptimo! Foi aprovadíssimo pelos gulosos lá de casa. O I que não gosta de canela nem quis provar, mas ele não é (ainda) muito dado a bolos. É um bolo óptimo para acompanhar um chá e para mandar para os lanches. Mais um sucesso que registei no meu livro de receitas. 



Bolo de maçã, noz e canela

Ingredientes:

300 gr de farinha
150 gr de açúcar branco
150 gr de açúcar amarelo
2 colheres (chá) de fermento para bolo

6 ovos
150 ml de óleo de girasol
1 cálice de vinho do Porto
2 colheres (chá) de canela moída

150 gr de maçã descascada e em cubos não muito grandes
150 gr de nozes partidas


Na batedeira misturar os secos. Numa tigela grande à parte bater os ovos, o óleo e o vinho do Porto com a vara de arames e misturar a canela. Juntar ao secos e bater bem.

Acrescentar a maçã em cubos e as nozes partidas à massa obtida e envolver tudo (não bater!). 

Levar ao forno pré-aquecido, a 170ºC, em forma de buraco de 30cm diâmetro, untada com margarida e farinha.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Muito obrigada por passar por cá e deixar o seu comentário!