segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Eles crescem

O H (mais velho) confirmou o ano passado que eu só ia levá-lo lá dentro da escola, porque tinha de levar o I. Eu confirmei. Ele mimoso acrescentou que não se importava que até gostava que eu fosse até lá dentro. Este ano dá-me abraço e beijo de despedida logo à saída do carro e mesmo que vá connosco até lá dentro, depois só se despede com um adeus fugidio. Hoje, já na entrada da escola deu uma corrida porque teve a hipótese de entrar noutra porta que lhe poupava uns bons metros de caminhada. O I então virou-se para mim, abraçou-me as pernas e olhando para mim com um sorriso meloso perguntou se podia dar-me logo ali um beijinho e ir sozinho lá para dentro, pois já era crescido - já anda no 2º ano! Eu disse que sim, os olhos dele até brilharam. E lá foi ele com passo sereno e decidido a observar se os amigos se apercebiam que ia entrar sozinho. 

Eu fiquei ali a vê-lo ir com o coração cheio de orgulho. É tão bom vê-los crescer seguros deles e do caminho que querem fazer. 
Porque eles vão ter de ir, e acredito que se os deixarmos ir a cada etapa em que estão prontos a ir, eles quererão voltar e estar. Acredito que saber manter a devida distância (custa tanto ao nosso coração de Mãe) é vital para o crescimento da autonomia, amor-próprio e auto-estima deles.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Muito obrigada por passar por cá e deixar o seu comentário!