sábado, 26 de outubro de 2013

Porque cada vez mais, passo menos tempo a ver TV

Não sou contra a TV, não, nada disso. Mas cada vez mais estou a tornaram-me extremamente selectiva no que vejo e não tenho a TV ligada só porque sim. Às vezes é uma luta, porque após ter deitado a criançada e tratado da cozinha apetece mesmo deixar-me cair no sofá e agarrar-me ao comando. Pouco a pouco fui substituindo o meu tempo de TV por pequenas outras actividades, hobbies. Comecei a sentir que o que fazia do meu tempo era muito mais compensador. Actualmente ver TV está sempre em último lugar. A vida é para ser vivida, não para ser observada de um sofá qualquer... 
Pense em viver a sua vida em vez de ver os outros a viver a deles, reflicta nestas dez razões para ver menos televisão:

1 -
A TV influencia a nossa visão do mundo. Qualquer  polícia, advogado, psiquiatra, médico, ou  agente de uma força de segurança poderá confirmar que a televisão não retrata com precisão a sua vida. Em quase todos os aspectos, a televisão raramente retrata o mundo e a vida com precisão. Demasiada TV cria expectativas
e conhecimentos irreais sobre o mundo que nos rodeia. As pessoas tendencialmente criam noções erradas relativamente a questões ligadas às relações em família, em sociedade, num casal, às noções ligadas ao romance e à sexualidade. As experiências vividas são incomensuravelmente mais compensadoras e enriquecedoras do que as apreendidas através de situações vistas na TV. Estas noções erradas podem levar a sentimentos de frustração com a nossa própria vida totalmente infundados.

2 -  A TV
influencia os nossos hábitos. Se pensa que é imune (ou muito inteligente) para ser influenciado pelo poder dos anúncios, está errada(o). As empresas não gastam fortunas em publicidade com a esperança de influenciá-lo . Eles gastam
fortunas, porque eles sabem que vão influenciá-lo.

3 - A TV afasta-a(o) das
pessoas reais que a rodeiam. As personagens da TV não são reais. Por outro lado, você está rodeada(o) todos os dias por pessoas reais que vivem vidas reais . Essas pessoas reais enfrentam diariamente situações e problemas reais. Partilhe destas situações com eles em vez de vivenciá-las por intermédio da TV.

4 - O tempo a ver TV
rouba-nos energia mental preciosa. Quando tem a TV ligada, a sua concentração é mantida refém. Mesmo que diga que está a ver TV enquanto faz outra coisa, parte da sua energia mental é desviada para a TV e não está concentrada(o) a 100% no que está a fazer. Com prejuízo para a tarefa paralela que terá em mãos no momento. Se precisa de se isolar com uma nuvem de barulho à sua volta, ligue o rádio.

5 -
Está a custar-lhe dinheiro. Pense nas gastos de eletricidade para ligar a sua TV. Adicione o custo do serviço de cabo/satélite ... já tentou pensar no que isso representa ao final de 1 ano? 2 anos? ...

6 - Ver demasiada TV prejudica a nossa capacidade para o pensamento racional. A TV simplifica a realidade. Aborda temas em questão de minutos. Isso prejudica o pensamento claro, condicionando a expectativa que a maioria dos problemas tem de ter uma solução simples e clara, que possa ser implementada em aproximadamente em 60 minutos ou menos. A capacidade para se efectuarem planeamentos a médio e longo prazo sai assim deveras prejudicada.

7 -
É mau para a saúde. Numerosos estudos (e bom senso) traçam paralelos diretos entre assistir a TV em excesso e a sedentariedade e obesidade.


8 - Quem é um assíduo espectador de TV costuma estar m
enos satisfeito com a sua vida . De acordo com o Journal of Economic Psychology, os telespectadores relatam uma menor satisfação com a vida, as aspirações materiais tendem a ser maiores e verificam-se maiores níveis de ansiedade.


9 - Resulta tembém em menos sexo. Estudos indicam que casais que têm uma TV no ​​quarto têm relações sexuais metade das vezes do que aqueles que têm a TV noutras divisões da casa.  


10 - O
custo-oportunidade é muito elevado. Pense em todas as horas passadas diante de um televisor. Esse é o tempo que poderia ter gasto em alguma actividade física, a apreciar a Natureza com amigos ou familiares, a meditar , a dedicar-se a algum hobby, a ler um livro, a jogar um jogo em família ou a planear a sua vida para mais facilmente atingir os seus sonhos. No final essas actividades são muito compensadoras, mas infelizmente são inconscientemente adiadas porque é muito mais fácil sentar-se a ver TV do que pensar em passar o tempo de outra forma.





Inspirada aqui (clic!)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Muito obrigada por passar por cá e deixar o seu comentário!