quarta-feira, 4 de julho de 2012

Um pouquito de gramática: Pretensão ou pretenção?

Quem me conhece já sabe - e se não sabe, fica a saber - que tenho algum afecto pela gramática. Isto deve-se, creio eu, à minha necessidade urgente de aprender a escrever português sem três erros na mesma palavra aquando da minha vinda para terras lusas, vindo de terras gaulesas. Quando escrevi o post de há pouco houve uma palavra que me deixou com dúvidas. Como é que escrevemos: Pretensão ou pretenção? Fiquei a matutar e o post que tinha escrito no meu telelé nas minhas horas mortas - elevadores e trânsito - (como o são a maioria dos que têm o prazer de ler neste estaminé) ficou pendurado até eu poder esclarecer isto. E como acho que a partilha de informação é algo de positivo (eu sei, depende da informação...) deixo-vos aqui a regra gramatical que me esclareceu:

"(...) na língua portuguesa, os verbos terminados em -andir, -ender, -verter e –pelir formam substantivos com s.
Exemplos: pretender/pretensão, ascender/ascensão, expandir/expansão, converter/conversão, expelir/expulsão,… (...)"

E assim tivemos um momentinho cultural aqui no estaminé!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Muito obrigada por passar por cá e deixar o seu comentário!