Não sou nenhuma especialista, mas concordo inteiramente com este artigo (clicar!).
"Especialista alerta: Crianças estão a ser mal educadas
A psicoterapeuta infantil Asha Phillips diz que a incapacidade dos pais modernos de contrariarem os filhos está a criar uma geração de tiranos. No seu livro "Um Bom Pai Diz Não" explica como impor-lhes limites. Desde o berço. "
A psicoterapeuta infantil Asha Phillips diz que a incapacidade dos pais modernos de contrariarem os filhos está a criar uma geração de tiranos. No seu livro "Um Bom Pai Diz Não" explica como impor-lhes limites. Desde o berço. "
Já o livro, acho que não irei ler porque já passei essa fase, mas aconselho a quem quer ter, aguarda ou tem crianças até aos 4 anos, porque é sempre bom ler sobre estes temas. Podemos nem sempre concordar em toda a linha, mas faz-nos pensar. Dá-nos mais confiança. Pessoalmente da minha experiência, do que me foi passado pelo pediatra dos meus filhos e do que tenho lido penso que até aos 4 anos tudo é possível, após essa idade é tudo muito mais trabalhoso. Impossíveis... não gosto de acreditar que existem, mas há casos muiiittooo complicados. Ah, isso há!
No outro dia estava nas urgências quando assisti a uma cena que me fez pensar: "E ainda eu me espanto por os miúdos que apanho nas escolas serem tão mal-educados!"
ResponderEliminarA bebé tinha 17 meses, e andava a passear pela sala de espera. Andava a rondar uma menina com uns 8 ou 9 anos que estava muito concentrada a colar autocolantes e a fazer atidades num livro dela. A mãe da bebé ficou completamente babada e disse para a amiga ao lado, "Olha, tão querida! Já quer pintar!" (até aqui tudo normal) Depois vira-se para a menina mais velha e diz-lhe: "Olha, dá-lhe um lápis para ela pintar contigo!"
A miuda ou não ouviu ou fingiu que não ouviu.
Aqui já eu fiquei a pensar que isto não era muito normal. Nenhuma miúda de 1º ciclo vai querer 1 bebé a riscar o livro dela dos trabalhos! Mas pronto, pensei que era só falta de bom senso da senhora.
Entretanto a menina vai falar com a mãe e fica de costas para o livro que deixou na mesa. A bebé pega logo no lápis e começa a bater com o bico nas folhas. Qual não é o meu espanto quando ouço a mãe da bebé a dizer-lhe: "aproveita filha, enquanto a menina não volta!
Será que sou só eu que não acho isto normal??? É esta a educação que a senhora vai dar à sua filha? Então não me surpreende nada que quando ela tiver idade para me passar pelas mãos seja mais uma criança mimada e mal-criada entre as muitas que apanho!
Não sabem o mal que fazem aos filhos... Mas o que relatas aqui vai muito para além da falta de capacidade de saber/conseguir dizer não. bjs
EliminarSim, é verdade. Mas andava com isto atravessado na cabeça já há vários dias e quando vi o teu post aproveitei para despejar! =)
Eliminar